Folha de S. Paulo


Transmissão faz prévia kitsch da abertura dos Jogos

A Globo interrompeu sua programação regular por cerca de dez minutos, às 19h30, para transmitir ao vivo a "Celebração da Palavra" com o papa Francisco, parte da cerimônia na praia de Copacabana.

Mas o canal do papa foi, mais uma vez, a Globo News.

Fé é mais forte que o frio e a chuva, diz papa
Veja o especial O papa no Brasil
Vai participar da Jornada? Envie foto ou vídeo
Pecado do consumo faz peregrinos invadirem Saara e turbinar expectativa do comércio

O canal originalmente de notícias entrou ao vivo com Francisco a partir das 9h40, quando ele surgiu pela primeira vez e partiu para eventos como "Papa recebe a chave da cidade" e "Papa visita conjunto de favelas de Manguinhos".

Mas o melhor só veio no início da noite, em Copacabana, de onde a apresentadora Leilane Neubarth narrou a cerimônia que fez as vezes, para a Jornada Mundial da Juventude, de abertura dos Jogos Olímpicos.

Foi quando a Globo News abraçou, não só a retórica, mas a estética católica.

Começou com o padre Fábio de Mello cantando na íntegra, em primeiro plano, o papa ao fundo, "Seja Bem-vindo". Depois o discurso de d. Orani Tempesta, arcebispo do Rio, também na íntegra. Depois uma dança popular com fundo de "Jesus Cristo", de Roberto Carlos.

Na barra de informações do canal de notícias, "Jovens representam a alegria do carioca".

Fafá de Belém foi a estrela da noite, com o "tema do Círio". Na descrição de Neubarth, em seguida: "Ela me disse que estava com muito frio. Estava com um vestido bem leve, decotado, mas brincou: 'Meu coração está muito quente'".

Depois da "Celebração da Palavra", a apresentadora tratou de dar seu próprio testemunho: "Francisco tem essa doçura de tocar com delicadeza o coração das pessoas. Eu me incluo".


Endereço da página:

Links no texto: