Folha de S. Paulo


Após falhas no transporte público, Paes diz que vai multar empresas no Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), afirmou na tarde desta quarta-feira (24) que já notificou os consórcios que administram o sistema de ônibus metropolitano por não pararem para peregrinos na avenida Brasil, após a missa da Jornada Mundial da Juventude, na noite de terça-feira (23).

Veja o especial O papa no Brasil
Confira a agenda do papa Francisco no Brasil
Vai participar da Jornada? Envie foto ou vídeo
Papa diz que voltará em 2017, aniversário de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida
Após missa da Jornada, fiéis fazem fila de 500 metros no metrô

Segundo o prefeito, os peregrinos tentavam usar as linhas regulares do transporte na avenida Brasil para seguir para a praia de Copacabana, onde aconteceu a primeira missa do evento. O motivo dos veículos evitarem a parada não foi divulgado.

Além dos problemas com os ônibus, uma falha técnica também interrompeu os serviços do metrô por pouco mais de duas horas no final da tarde de ontem. Algumas pessoas tiveram que andar mais de 10 km para chegar a Copacabana.

"Não posso responder pelo metrô. Isso é com o Estado. Agora, qualquer falha não tem justificativa. Sobre os ônibus, isso é absolutamente inaceitável. Eles serão punidos, mas ainda não temos os valores das multas", afirmou, em entrevista coletiva na tarde de hoje no Forte de Copacabana, na zona sul carioca.

Durante a interdição do metrô, o prefeito disse que pediu reforço das frotas de ônibus às empresas responsáveis pelo transporte na cidade. "Vamos cuidar para que isso não aconteça novamente. A saída foi reforçar as frotas de ônibus", afirmou.

PLANO DE CONTINGÊNCIA

O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, disse que prevê que esta quinta-feira (25) seja um dia mais tranquilo por ser feriado municipal no Rio. Ele anunciou um esquema de reforço dos ônibus, entre 12h e 14h. De acordo com a prefeitura, esse é o horário de pico de chegada de peregrinos para o evento em Copacabana.

A partir do meio-dia, a circulação de carros no bairro estará proibida --ou seja, não será possível entrar em Copacabana com veículo de passeio --apenas em táxis ou ônibus. No mesmo horário, a avenida Atlântica será interditada até as 4h de sábado (27).

Depois das 14h, táxis e ônibus também estarão proibidos de circular em Copacabana - restando apenas o metrô como meio de transporte direto para quem quiser acompanhar a celebração na praia.

Ônibus fretados pelo município também levarão os peregrinos a terminais improvisados pela prefeitura a bairros vizinhos da zona sul como na Enseada de Botafogo (linhas do centro, Central do Brasil e Rodoviária, além de linhas da zona norte) e na rua Prudente de Morais, em Ipanema (linhas Barra da Tijuca, Jacarepaguá, zona oeste).

Segundo o prefeito, os eventos de quinta e sexta equivalem a dois Réveillons seguidos. O feriado prolongado se estende até o meio-dia de segunda (29). O esquema é o mesmo na sexta.


Endereço da página:

Links no texto: