Folha de S. Paulo


PMs infiltrados não jogaram bombas em colegas, diz PM do Rio

A Polícia Militar do Rio de Janeiro negou nesta quarta-feira (24), por meio de sua conta no Twitter, que dois policiais infiltrados em meio aos manifestantes na segunda-feira (22) tenham atirado bombas em seus colegas.

Vídeos que circulam pela internet mostram dois policiais infiltrados no protesto de segunda-feira à noite no Palácio da Guanabara durante a visita do papa Francisco.

Veja o especial O papa no Brasil
Vai participar da Jornada? Envie foto ou vídeo

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Imagens editadas em outro vídeo sugerem que o homem que lança uma bomba na polícia seria um dos dois que atravessou logo depois para o lado da polícia. O ataque dos manifestantes intensificou a reação policial para dispersar o protesto.

"A PM afirma mais uma vez que os policiais descaracterizados que aparecem nas imagens da manifestação não são autores do ataque à tropa", disse a polícia no Twitter. "É uma hipótese absurda imaginar que um policial possa cometer um ato bárbaro contra um companheiro de farda", afirmou a PM. "Os policiais da Inteligência atuam para identificar autores de crimes tais como agressões contra pessoas e bens públicos e privados. É uma hipótese absurda imaginar que um policial possa cometer um ato bárbaro contra um companheiro de farda", disse.

As gravações mostram que os dois homens chegam a ser abordados pelos próprios policiais, mas depois se identificam e são liberados. Um vídeo feito pela própria polícia mostrava os infiltrados, mas foi retirado do ar.

A reportagem da Folha flagrou o momento em que os dois trocam de lado: eles tiram a camisa, deixam o lado dos manifestantes e atravessam a barreira policial.


Endereço da página:

Links no texto: