Folha de S. Paulo


'Foi um erro de pista', diz Gilberto Carvalho

O ministro Gilberto Carvalho afirmou que a comitiva do papa Francisco errou a pista que deveria entrar na avenida Presidente Vargas, o que levou ao pontífice ficar preso no trânsito do centro do Rio.

Ele afirmou que não se sabe ainda quem foi o responsável pelo erro. Mas diz ter sido um "alívio" não ter ocorrido nada com o papa.

Veja o especial O papa no Brasil
Confira a agenda do papa Francisco no Brasil
Vai participar da Jornada? Envie foto ou vídeo

"Houve um erro, não se sabe se do batedor ou da prefeitura ou da PRF. Houve de fato, na pista da Presidente Vargas, era para pegar a outra pista. Por outro lado permitiu a aproximação do papa com as pessoas. E a tese de que de fato as pessoas têm muito carinho", disse Carvalho.

O ministro disse crer que o carinho recebido pelo papa também "vai desestimular a ação de qualquer aventureiro".

Veja vídeo

Carvalho disse que a conversa entre a presidente Dilma Rousseff e o papa foi "excelente".

De acordo com o ministro, a intenção da presidente ao criar uma aliança para combate à pobreza na África é "transformar coincidência de posições em prática".

"A ideia é fazer uma grande mobilização internacional. Mas o formato ainda não há. É mais um desejo e encontro de ideia. Não numa perspectiva assistencialista, mas de criar mecanismo de autonomia do povo africano", disse o ministro.

Carvalho também foi alvo de uma piada papal. Apresentado por Dilma como o responsável pelo elo entre o governo e a igreja, o ministro foi chamado de "espião do Vaticano no governo do Brasil".


Endereço da página:

Links no texto: