Folha de S. Paulo


Análise: Dilma fala em 'renovar diálogo', mas fica a dúvida de como isso se dará na prática

No dia de sua chegada, o papa Francisco foi exposto quase imediatamente a alguns hábitos típicos das autoridades brasileiras.

A começar pelo deficit organizacional. A temerária confusão em seu trajeto de chegada apresentou o sumo pontífice à tradicional desconfiança que se deve ter da capacidade local em fazer coisas que deveriam ser relativamente simples. Felizmente para o papa, a multidão que o cercou perto da catedral do Rio estava lá para saudá-lo.

Veja o especial O papa no Brasil
Confira a agenda do papa Francisco no Brasil
Participa da Jornada? Envie foto ou vídeo

Já Dilma Rousseff apostou do autoelogio. Desfiou esforços das gestões petistas que, pelo raciocínio empregado, vão de encontro às aspirações da Igreja Católica.

O caudaloso discurso (1.133 palavras, contra 900 proferidas pelo pontífice) tentou cristalizar o "inimigo comum": a desigualdade. E lá se foram referências às "tecnologias sociais" e ao Bolsa Família -de forma bem mais panfletária do que Lula havia feito com Bento 16 em 2007.

O texto juntou resposta à sua versão do que é a "voz das ruas" a uma defesa duvidosa, ao considerar que o interlocutor é um jesuíta com "ascendente" franciscano, da "crença em nós mesmos".

Resta saber qual será o tom de Francisco, famoso por sua franqueza. Ontem, seu discurso foi protocolar, como o Vaticano havia anunciado. A expectativa no Planalto é de que continue assim.


Endereço da página:

Links no texto: