Folha de S. Paulo


Com perdas na Justiça Eleitoral, Rede eleva meta de coleta de assinaturas

A Rede Sustentabilidade, partido que a ex-senadora Marina Silva trabalha para criar, estabeleceu nesta segunda-feira (22) nova meta de assinaturas para conseguir o registro da sigla.

Por conta das perdas que ocorrem na tentativa de validação dos apoios na Justiça Eleitoral, agora o grupo considera necessário atingir cerca de 900 mil assinaturas, 100 mil a mais do que a meta anterior, segundo dirigentes da sigla.

Para se tornar um partido, a Rede precisa que ao menos 495 mil fichas sejam validadas por cartórios eleitorais, mas a própria sigla já estimou que 40% dos apoios coletados acabam não sendo registrados, por problemas como nomes incompletos ou assinaturas que não conferem com as originais dos eleitores.

Até ontem, 103 mil assinaturas já haviam sido validadas por cartórios.

A Rede precisa ter o registro finalizado até o início de outubro para conseguir disputar as eleições de 2014.

Além das 495 mil assinaturas, o grupo precisa também de registros em nove Estados.

Em oito deles, o partido já cumpriu todas as exigências --coletar um mínimo de assinaturas e definir a direção local-- e já pode pedir o registro no tribunal eleitoral do Estado.

Nesta segunda-feira, a Executiva provisória do grupo se reuniu em Brasília. Definiu a criação de duas comissões, uma para tratar da construção do programa do partido e outra de organização, que definirá estratégias de filiação. Os grupos apresentarão planos de trabalho no próximo dia 10. (PAULO GAMA)


Endereço da página:

Links no texto: