Folha de S. Paulo


Em bênção ao povo brasileiro, papa diz que 'Cristo bota fé nos jovens'

Em um português com leve sotaque e estilo coloquial, o papa Francisco se sucedeu à presidente Dilma no palácio Guanabara para exaltar, em discurso, a importância dos jovens, a quem chamou de "menina dos olhos".

O pontífice fez referência à sua origem latina e afirmou que veio ao Brasil para se juntar a jovens de todo o mundo, que foram atraídos ao país pelo braços do Cristo Redentor. "Cristo abre espaço para eles, pois sabe que energia alguma pode ser mais potente que aquela que se desprende do coração dos jovens", afirmou em discurso.

Leía a íntegra do discurso do papa Francisco no Rio

"Cristo bota fé nos jovens e confia-lhes o futuro e sua própria casa. E também os jovens botam fé em cristo", complementou o pontífice. No discurso, o papa Francisco reforçou o estilo de recusa a ostentações ao dizer que não trazia ouro, nem prata, mas apenas Jesus Cristo.

Veja o especial O papa no Brasil
Confira a agenda do papa Francisco no Brasil
Vai participar da Jornada? Envie foto ou vídeo

O pontífice falou por menos de 15 minutos a autoridades e jornalistas na sede do governo do Rio de Janeiro. Foi o seu primeiro discurso no Brasil, onde desembarcou nesta segunda-feira e ficará até o final da semana.

Beth Santos/Divulgação
O papa Francisco cumprimenta Dilma Rousseff, Sérgio Cabral, e Eduardo Paes, na sede do governo do Rio
O papa Francisco cumprimenta Dilma Rousseff, Sérgio Cabral, e Eduardo Paes, na sede do governo do Rio

Em seu chegada à cidade, na tarde desta segunda-feira, o pontífice causou preocupação e exigiu um esforço da equipe de segurança pela proximidade com que os peregrinos conseguiram chegar do carro do papa.

Antes de entrar no papamóvel, o papa percorreu vias da cidade em um veículo comum, com a janela aberta, e chegou a ficar preso em meio a um corredor de ônibus. No percurso, ele cumprimentou fiéis e beijou ao menos três crianças.

O papa Francisco encerrou o discurso desta tarde com uma bênção à sociedade brasileira.

"Desde a Amazônia até os pampas, dos sertões até o Pantanal, dos vilarejos até as metrópoles, ninguém se sinta excluído do afeto do papa. Depois de amanhã, se Deus quiser, tenho em mente recordar-lhes todos a Nossa Senhora Aparecida, invocando sua proteção materna sobre seus lares e famílias. Desde já a todos abençoo. Obrigado pelo acolhimento! ", finalizou o papa Francisco.


Endereço da página:

Links no texto: