Folha de S. Paulo


Jornada é mais complexa que Copa e Olimpíadas, diz Paes

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, classificou a Jornada Mundial da Juventude como o evento de maior complexidade a ser realizado na cidade quando comparado com as outras duas grandes atrações previstas nos próximos anos, a Copa e as Olimpíadas.

Segundo o prefeito, a Jornada vai provocar uma mudança na rotina do carioca, com a interdição de vias e avenidas para a passagem do pontífice e com um forte aparato de segurança, estimado em 30 mil homens.

A prefeitura declarou dois dias de feriados integrais e dois parciais e montou um esquema especial para facilitar a mobilidade nos dias do evento.

Veja o especial O papa no Brasil
Confira a agenda do papa Francisco no Brasil
Vai participar da Jornada? Envie foto ou vídeo
Geração de jovens sem trabalho é desperdício, diz papa no avião para o Brasil

O pontífice tem o hábito de quebrar protocolos e se aproximar do povo, o que dificulta ainda mais para os organizadores, de acordo com Paes. Por exemplo, o papa decidiu de última hora circular de papamóvel por algumas ruas do centro da cidade nesta segunda-feira, logo após sua chegada.

"Do ponto de vista de logística, é o mais complexo da cidade. Teremos um líder espiritual, o papa Francisco quebra regras... Aqui ele terá total liberdade do mundo para circular e dialogar", disse o prefeito a jornalistas.

"Ele está livre para fazer o que quiser... e está totalmente seguro no Rio de Janeiro", acrescentou.

GRANDES EVENTOS

A JMJ é o terceiro grande evento internacional realizado no Rio de Janeiro desde o ano passado, quando a cidade sediou a Rio+20 --evento que reuniu diversos chefes de Estado para discutir o desenvolvimento sustentável. Há cerca de um mês, o Rio também foi palco de três jogos da Copa das Confederações, incluindo a final entre Brasil e Espanha.

No ano que vem, o Rio vai receber a final da Copa do Mundo e será a sede do principal centro de imprensa da competição. A cidade também será a sede dos Jogos Olímpicos em 2016.

"É mais complexo que as Olimpíadas, porque você tem um público que não se sabe o quanto é. Esse é um imponderável. Tem muita gente chegando. É uma tomada da cidade do Rio de forma complexa", afirmou Paes.

Assim como aconteceu na Copa das Confederações, estão previstas manifestações na cidade também durante a JMJ. O prefeito disse que os protestos são "ações normais", mas reconheceu que a cidade estará "mais exposta para o mundo".

"Sabemos que a visita do papa e de tantos jovens expõe ainda a cidade a qualidades e mazelas. Vamos usar a visita para estimular os desafios que a cidade tem ainda a superar", afirmou.

Estimativas iniciais apontam que a JMJ deve atrair mais de 1 milhão de pessoas para a cidade e locais próximos, mas de acordo com o prefeito "estão na cidade mais jovens que se imaginava".


Endereço da página:

Links no texto: