Folha de S. Paulo


Papa desfilará por 850 metros em carro aberto na região das favelas de Manguinhos

O papa Francisco vai desfilar em carro aberto por um trajeto de 850 metros na rua Leopoldo Bulhões, a principal via da região de Manguinhos, que já chegou a ser chamada de Faixa de Gaza, por conta do histórico de violência nas comunidades ao seu redor (um antigo reduto do tráfico de drogas).

Na próxima quinta-feira (25), o papa Franciso participa de um encontro com o prefeito Eduardo Paes no Palácio da Cidade, em Botafogo, para depois seguir em carro fechado até Manguinhos.

Veja o especial O papa no Brasil
Confira a agenda do papa Francisco no Brasil
Vai participar da Jornada? Envie foto ou vídeo
Geração de jovens sem trabalho é desperdício, diz papa no avião para o Brasil
Internautas acusam revista "Time" de colocar chifres no papa

De acordo com o padre Marcio Queiroz, diretor de comunicação do comitê organizador da Jornada Mundial da Juventude, ao chegar na Rua Leopoldo Bulhões, exatamente em frente ao Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas dos Correios, o papa vai entrar no jipe branco da Mercedes Benz adaptado como papamóvel.

A partir dali, ele vai percorrer o trecho de 850 metros da rua que cruza algumas das principais favelas da região de Manguinhos como as comunidades de Vila Arara e Mandela de Pedra.

Ao chegar na esquina da rua Carlos Chagas, principal acesso à favela de Varginha, Francisco vai descer do papamóvel e caminhar até a modesta igreja de São Jeronimo Emiliani, situada logo na entrada da comunidade, a poucos metros da rua Leopoldo Bulhões.

A intenção é repetir o mesmo trajeto de papamóvel também na saída do papa da comunidade.

CONTATO COM O POVO

A orientação do Vaticano é buscar o maior contato possível do papa com a população. Estão previstos 16 deslocamentos do pontifíce em carro aberto.

Entretanto, a cinco horas da chegada do papa na base aérea do Galeão, a comitê organizador local ainda não sabe dizer quais são os trechos exatos na rota dos desfiles em carro aberto.
"Isso está sendo definido pela prefeitura", afirmou o padre Marcio Queiroz.

De acordo com a lista de deslocamentos divulgada em Roma pelo Vaticano, as aparições de Francisco a bordo do papamóvel estão previstas em praticamente todos os compromissos pela cidade do Rio, como as visitas ao hospital São Francisco (na Usina, zona norte) e o Palácio da Cidade (em Botafogo, na zona sul).

Nesta segunda-feira (22), logo após o desembarque, às 16h, o papa segue em carro fechado até a Catedral Metropolitana, no centro do Rio. No local, ele embarca no papamóvel e inicia um desfile pelo centro da cidade.


Endereço da página:

Links no texto: