Folha de S. Paulo


Prefeito diz que papa pode tudo em sua visita ao Rio, inclusive andar de bicicleta

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou neste domingo (21) que o papa Francisco pode tudo em sua visita ao Rio, inclusive andar de bicicleta. Paes, que ressaltou a imprevisibilidade do sumo pontífice, disse que a cidade está preparada e com um esquema montado para viabilizar suas iniciativas, mas que haverá "contingências". Francisco chega amanhã ao Rio para participar do Jornada Mundial da Juventude.

"O papa Francisco pode tudo, mas é óbvio que ele não é um cidadão comum. Todo lugar que ele for, a gente vai ter que se preparar, mas não vamos proibir ele de fazer o que quiser na cidade. Se quiser andar de bicicleta, se quiser passear a pé, se quiser ir de carro aberto [ele pode]", afirmou em entrevista coletiva no Centro de Operações da prefeitura.

Veja o especial O papa no Brasil
Confira a agenda do papa Francisco no Brasil
Prefeito do Rio diz que França "não é modelo de país de gente trabalhadora"

Questionado se foi solicitado para o papa usar o papamóvel fechado, ele afirmou que esse é "um pedido impossível a se fazer a Francisco".

Paes afirmou que serão dias de muita paz e muita alegria, "mas também com algumas contingências pelo estilo informal do papa Francisco".

A primeira mudança foi anunciada na sexta-feira, quando foi comunicado que o sumo pontífice faria um trajeto com o papamóvel aberto pelo centro da cidade.

"Ainda não temos clareza se ele irá fazer os trajetos de carro fechado, aberto ou às vezes de helicóptero. Eu tendo a acreditar que dada as características do papa Francisco e pelas notícias que temos tido até agora, ele vai fazer muita coisa de carro aberto. Isso não é um problema para a cidade do Rio de Janeiro", afirmou.

Paes pediu compreensão dos cariocas pelos transtornos e que os motoristas evitem usar carro no centro da cidade e optem pelo transporte público o máximo possível. "Dada a sua popularidade, teremos obviamente contingências e transtornos no locais que ele for visitar"

"Acho que devemos nos preparar. Pelo estilo do papa, a chance dele sair de carro aberto, parando e falando com as pessoas é grande. Confesso que não vejo isso como um problema, é uma qualidade do papa que deve ser saudada", afirmou

ENCONTROS

O prefeito afirmou que foi informado hoje pela Igreja Católica que o papa pretende fazer um encontro com peregrinos argentinos. A data ainda não está definida, mas o Paes solicitou que ocorresse a partir de quinta-feira, quando será feriado na cidade.

"Isso mostra mais uma vez uma certa imprevisibilidade do papa Francisco", afirmou. "A cidade foi invadida pelos argentinos, no bom sentido. Percebemos uma alegria dos argentinos aqui."

Ele disse que o encontro deve ocorrer no Terreirão do Samba, na Praça Onze, no centro.

Outro encontro está previsto com os esportistas, com presenças confirmadas de Pelé e Oscar Schimdt. O jogador de futebol Neymar também pode comparecer. O site do Vaticano informa isso ocorrerá na quinta-feira (25), às 9h45.

O evento ocorrerá no Palácio da Cidade, em Botafogo (zona sul). O papa receberá a chave da cidade e irá abençoar a bandeira olímpica. O custo é estimado em torno de R$ 200 mil. Haverá uma estrutura no jardim de madeira.

PROTESTOS

Sobre a possibilidade de ocorrerem protestos durante a visita do papa, Paes afirmou que não há preocupação sobre o assunto.

"Não sei se há algum sendo organizado, mas sabemos que sempre que o papa visita os países há algum protesto. É o direito das pessoas, somos um país livre".


Endereço da página:

Links no texto: