Folha de S. Paulo


Facebook censura post da Folha com manifestantes nus

O Facebook apagou na manhã desta sexta-feira uma postagem feita na página oficial da Folha na rede social (facebook.com/folhadesp).

A postagem se referia a uma manifestação que ocorria na Câmara Municipal de Porto Alegre. O protesto foi promovido pelo Bloco de Luta pelo Transporte Público, grupo que reúne diversas entidades que pedem o passe livre na capital gaúcha.

Governo admite não saber lidar com protestos no Rio
Concessão de rodovias gerou ganho indevido de R$ 2 bi, diz Artesp
Grafite de osgemeos que fazia referência a protestos é apagado

Reprodução
Reprodução do post apagado
Reprodução do post apagado

Os manifestantes, que ficaram acampados por oito dias e deixaram a Câmara na manhã de ontem, tiraram fotos nus no local um dia antes da desocupação e postaram na mesma rede social.

Após a publicação da reportagem sobre o tema no site da Folha, uma postagem com a foto dos manifestantes e o link para a nota foi feita na página do jornal no Facebook às 15h40 de ontem (veja imagem ao lado).

A postagem foi apagada no início da manhã de hoje, e o jornalista responsável por ela teve a conta na rede social suspensa por 24 horas.

O mesmo conteúdo foi postado na página do jornal no Google + --rede social concorrente do Facebook-- às 15h44 de ontem e não foi apagado.

Procurado pela reportagem da Folha, o Facebook informou que não comenta casos específicos e que a postagem permanecerá excluída.


Endereço da página:

Links no texto: