Folha de S. Paulo


Rei das canções fez grito do Brasil e música do papa

Nas manifestações que tomaram as ruas do país, um dos coros oficiais da multidão foi o grito de guerra "Eu sou brasileiro / Com muito orgulho / Com muito amor". Os versos também são tradição em jogos do Brasil. E quando se fala de papa no Brasil, é impossível não se lembrar de "A Bênção, João de Deus".

As famosas composições são do professor aposentado Nelson Biasoli, 82 anos, que nasceu e mora em Tambaú (255 km de SP).

Compositor é recordista mundial ao criar 120 hinos de municípios
Arcebispo de São Paulo defende gastos com a Jornada
Rio de Janeiro recebe papamóvel para Jornada
Visita do papa Francisco custará até R$ 350 milhões
Papa troca suíte por um quarto simples no Rio; veja

O "Grito de Guerra" (é esse mesmo o nome oficial) surgiu em 1949, durante as olimpíadas do Colégio Progresso, onde Biasoli dava aulas de matemática e história das civilizações. O colégio, que não existe mais, ficava em Ribeirão Preto (313 km de SP).

A final seria contra estudantes alemães. Em um documento escrito por Biasoli, ele conta que todos na escola estavam revoltados com a Alemanha devido à postura do país na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e que esse sentimento o inspirou.

Silva Junior - 11.jul.2013/Folhapress
Nelson Biasoli, 82, criador do grito de guerra
Nelson Biasoli, 82, criador do grito de guerra "Sou brasileiro / Com muito orgulho / Com muito amor"

"A ideia veio porque sou brasileiro", resume Biasoli, que é o caçula de um casal de italianos que teve nove filhos. Ao ser perguntado sobre o que pensa do sucesso da composição, responde: "Eu acho bom, fico feliz. Quando a gente tem uma obra, quer que todo o mundo cante".

Casado há 58 anos e pai de três filhos, ele não esconde o orgulho de sua profissão e, mesmo aposentado, não deixa de usar o anel de formatura no dedo anular.

MISSÃO

Em 1979, Biasoli recebeu a missão de fazer uma canção para a primeira visita do papa João Paulo 2º ao Brasil. "Foi uma encomenda da colônia polonesa", recorda-se.

Após ler sobre a história e a vida de João Paulo 2º, ele compôs "A Bênção, João de Deus", música muito entoada pela torcida do Fluminense na década de 80.

Segundo a família de Biasoli, argentinos pediram autorização para fazer uma versão da música --para a visita do papa Francisco ao Brasil neste mês. A liberação já foi dada.


Endereço da página:

Links no texto: