Folha de S. Paulo


Relator defende que projeto de royalties para educação e saúde fique para agosto

Relator do projeto que trata da destinação dos royalties de petróleo para educação (75%) e saúde (25%), o líder do PDT, André Figueiredo (CE), defendeu que a votação da proposta seja concluída em agosto, depois do retorno do recesso parlamentar previsto para começar na próxima quinta-feira (18).

A medida faz parte da "agenda positiva" do Congresso e também representa um dos pactos lançados pela presidente Dilma Rousseff em resposta às manifestações de rua. Ontem, prevendo uma derrota imposta pela própria base aliada, o Planalto atuou para segurar a votação da proposta que acabou suspensa.

Segundo Figueiredo, a ideia é ganhar mais tempo para mostrar ao governo que seu parecer atende a demanda de garantir de forma significativa mais verbas para saúde e educação.

Lula Marques-31.out.12/Folhapress
O deputado federal André Figueiredo(CE) líder do PDT na Câmara dos Deputados, disse que vai sugerir mudanças no projeto dos royalties do petróleo para educação
O deputado André Figueiredo (CE), líder do PDT na Câmara, defende votação dos royalties do petróleo para educação para agosto

"Nós temos uma proposta que garante acima de tudo investimentos para uma educação de qualidade e mais recursos para saúde.

Provavelmente, essa discussão vai continuar no segundo semestre porque a perspectiva para a próxima semana é de quorum baixo e queremos que esse texto seja debatido exaustivamente", disse.

O motivo principal do impasse é o uso do fundo social --espécie de poupança da exploração de petróleo-- para a educação.

O governo não aceita que seja aplicado o capital do fundo. Na primeira votação que passou pela Câmara, deputados mudaram o texto enviado pelo Executivo para permitir que o fundo e não apenas o rendimento fosse destinado para educação.


Endereço da página: