Folha de S. Paulo


Manifestações no Brasil são por "mais direitos", afirma Dilma

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (4), ao comentar as manifestações pelo país, que os atos são diferentes de protestos verificados em outros países, e ocorrem sobretudo pela demanda "por mais direitos".

Em discurso durante evento na capital baiana, a presidente disse que "ouviu a voz das ruas", mas procurou não associar os protestos a demandas específicas, como aquelas voltadas à classe política, falando apenas em reivindicações "por mais direitos".

Mais de 20 ônibus levam 'claque' a evento com Dilma na Bahia

"Aqui as ruas falaram por mais direitos. Esta presidenta aqui ouviu claramente a voz das ruas porque essa voz é legítima e porque nós temos uma democracia, e faz parte da democracia a luta por mais direitos", disse Dilma durante cerimônia de lançamento de plano para agricultores atingidos pela seca.

A presidente disse que, na Europa, a população vai às ruas porque "há perda de direitos e empregos" --o que, na avaliação de Dilma, não ocorre no Brasil.

Dilma também lembrou movimentos como o Occupy Wall Street, nos Estados Unidos, para diferenciar a situação do Brasil. "Não somos responsáveis pela maior crise financeira internacional desde 1929", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: