Folha de S. Paulo


Sites mais compartilhados pelos paulistanos são a Folha e o UOL

Os materiais noticiosos da Folha e do UOL, que tem parte do conteúdo provida por este jornal, são os mais compartilhados nas principais redes sociais pelos usuários que moram na cidade de São Paulo, de acordo com pesquisa do Datafolha.

Segundo o levantamento, feito com 1.106 pessoas entre 27 e 28 de junho, UOL (29%) e Folha (28%) são os veículos de comunicação dos quais os usuários do Facebook mais compartilham notícias (veja infográfico abaixo). No Twitter, a Folha lidera com 45%, seguido pelo UOL (30%).

Jornalismo domina rede social durante protestos pelo país

"A pesquisa mostra que, ao compartilhar notícias, a mídia tradicional tem grande participação", aponta o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino. "Ela também deixa evidente a disseminação do uso da internet, em especial das mídias sociais, para se informar."

A pesquisa indica que o Facebook é mais popular do que o Twitter entre os paulistanos: 46% dos entrevistados possuem conta na rede criada por Mark Zuckerberg, e apenas 10% se disseram usuários do microblog.

Os usuários do Facebook ainda mostraram ser mais adeptos do compartilhamento de notícias: 65% possuem esse hábito, ante 38% dos donos de contas no Twitter.

O que há de comum entre donos de contas nas duas redes é que a adesão a elas varia com a idade e a escolaridade. Entre os mais jovens (16 a 24 anos), 78% estão no Facebook, e 22%, no Twitter. Entre entrevistados com mais de 60 anos, a proporção cai para 7% e 3%, respectivamente.

Só 16% dos entrevistados com ensino fundamental estão no Facebook, taxa que sobe entre os que possuem ensinos médio (55%) e superior (70%). Apenas 3% dos que têm ensino fundamental têm conta no Twitter, contra 17% dos que têm ensino superior.

Paulino lembra que o uso das redes é maior entre os trabalhadores da cidade de São Paulo: "Quanto mais inserido no mercado de trabalho, mais interesse há em buscar e difundir informações". Dos pesquisados que estão na PEA, 51% têm conta no Facebook, e 11% estão no Twitter.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: