Folha de S. Paulo


Em resposta às ruas, Dilma recebe jovens e representantes LGBT

A presidente Dilma Rousseff se reuniu nesta sexta-feira (28) com representantes de movimentos relacionados à juventude e à comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais).

As reuniões fazem parte de uma série de encontros agendados pela presidente com integrantes de movimentos sociais em reação às recentes manifestações populares pelo país.

PSOL quer levar projeto da 'cura gay' para votação no plenário da Câmara

Na primeira agenda do dia, Dilma recebeu representantes de entidades estudantis, sindicais e demais movimentos relacionados à juventude. Entre os temas discutidos, além das demandas usuais desses setores, estava a questão da gratuidade e da diminuição das tarifas de transporte público.

O governo anunciou também a criação de um observatório participativo --site que funcionará como uma espécie de rede social, para discutir demandas de jovens. Previsto para ir ao ar em 8 de julho próximo, ainda não há definição se será hospedado no próprio site da Presidência.

Nele, o visitante poderá criar um usuário, interagir com outros visitantes, publicar textos e defender ideias. Funcionará também como um banco de dados com informações sobre assuntos relacionados à agenda atual, como mobilidade, educação, sexualidade e saúde.

Segundo presentes na reunião, foi apresentado que, num longo prazo, a redução da tarifa seja bancada por meio da taxação de grandes fortunas e pagamento de imposto progressivo.

"No longo prazo, o que a gente discutiu foi a necessidade que o financiamento não se desse através de desoneração, mas de taxação de grandes fortunas e imposto progressivo", disse o presidente do Conjuve (Conselho Nacional da Juventude), Alessandro Melchior. "O empresário não repassa e não chega ao usuário."

Sergio Lima/Folhapress
Presidente Dilma Rousseff recebe representantes do movimento LGBT, acompanhada pelas ministras Eleonora Menicucci (Políticas para as Mulheres) e Maria do Rosário (Direitos Humanos) e pelo ministro Gilberto Carvalho ((Secretaria-Geral da Presidência)
Presidente Dilma Rousseff recebe representantes do movimento LGBT, acompanhada pelas ministras Eleonora Menicucci (Políticas para as Mulheres) e Maria do Rosário (Direitos Humanos) e pelo ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência)

CURA GAY

A reunião com os representantes da comunidade LGBT, a segunda do dia, foi também para ouvir demandas, sobretudo relacionadas à homofobia. Segundo participantes da reunião, a presidente se manifestou "contra toda forma de discriminação, todas as formas de intolerância e a favor de todas as diferenças".

Questionados se a presidente se posicionou sobre o projeto que tramita na Câmara sobre a "cura gay", participantes da reunião relataram que Dilma não se manifestou "diretamente" sobre o assunto.

"A presidenta Dilma afirmou claramente que o Estado é laico e que, em nome da Presidência, seu nome e do governo, é sempre contra todas as formas de intolerância e discriminação", disse a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos), que participou da audiência.

O governo se comprometeu, segundo as ministras Maria do Rosério e Eleonora Menicucci (Política para as Mulheres), a monitorar e tornar disponíveis números sobre violência contra homossexuais.

"Essa é fundamental, é um caminho que o governo tem dado e é uma orientação da presidenta. As secretarias envolvidas trabalham nesse sentido", disse Menicucci.


Endereço da página:

Links no texto: