Folha de S. Paulo


Lula nega que tenha criticado articulação de Dilma para promover a reforma política

A página oficial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Facebook publicou, nesta sexta-feira (28), nota em que nega críticas à articulação política do governo de Dilma Rousseff . Lula, que embarcou pela manhã para a Etiópia, disse que "a presidenta mostrou extraordinária sensibilidade ao propor a convocação de um plebiscito sobre a reforma política".

"A iniciativa tem o mérito de romper o impasse nessa questão decisiva, que há décadas vem entrando e saindo da agenda nacional, sem lograr mudanças significativas. Ouvindo o povo, nosso sistema político poderá se renovar e aperfeiçoar. É o que se espera dele."

A Folha revelou que Lula chamou de "barbeiragem" a condução política do governo em reação aos protestos de rua. Lula se queixou especialmente da forma "atabalhoada" com que a proposta de constituinte para a discussão de uma reforma política foi apresentada, sem prévia consulta à base governista.

Menos de 24 depois de anunciada, a proposta foi descartada pelo governo. A reportagem da Folha foi baseada no relato de três interlocutores do ex-presidente. A Folha ouviu ainda colaboradores diretos do ex-presidente no próprio Instituto Lula.


Endereço da página: