Folha de S. Paulo


PMDB de Rondônia expulsa deputado condenado pelo STF

Procurado pela Polícia Federal, o deputado Natan Donadon (RO) vai ser expulso do PMDB. Ele foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) que determinou sua prisão imediata.

A expulsão foi determinada pelo diretório do PMDB em Rondônia. Ele ainda pode recorrer à executiva nacional para reverter a decisão.

Análise: Processo demorou demais por culpa do STF
Irmão de deputado Natan Donadon é preso em RO

Em nota divulgada, o diretório afirmou que a decisão foi tomada porque não há mais como reverter a condenação. A decisão também foi entendida ao deputado estadual Marcos Donadon, irmão de Natan, que já foi preso.

"PMDB pautou a decisão no respeito ao devido processo legal, no qual foi assegurado aos acusados o amplo direito de defesa, da mesma forma, respeitando o preceito constitucional que estabelece que somente será considerado culpado aquele que cujos processos tiverem concluído com o trânsito em julgado [não houver mais chances de recurso]", afirma a nota.

Os irmãos Donadon foram condenados por participação em esquema na Assembleia de Rondônia que, segundo as apurações, desviou R$ 8,4 milhões por meio de simulação de contratos de publicidade.

Divulgação-14.dez.12/Agência Câmara
O deputado federal de Rondônia, Natan Donadon, foi condenado pelo STF por formação de quadrilha e peculato.
O deputado federal de Rondônia, Natan Donadon, condenado pelo STF por formação de quadrilha e peculato

Nesta quarta-feira, o Supremo entendeu que os recursos de Natan eram protelatórios e determinou a prisão. Ele foi condenado a 13 anos e quatro meses de reclusão.

Desde quarta o deputado é procurado pela Polícia Federal. Ele não cumpriu um acordo de se entregar até o início da tarde de hoje.

Logo após a decisão do STF, a Câmara abriu um processo de cassação contra Donadon e estabeleceu que ele pode ser preso independente da perda do cargo. O PPS pediu hoje que o comando da Câmara determine a perda imediata do mandato.


Endereço da página:

Links no texto: