Folha de S. Paulo


Conselho Indigenista Missionário apresenta relatório de violência contra indígenas

O Cimi (Conselho Indigenista Missionário), ONG que auxilia os índios, vai divulgar nesta quinta-feira (27) um relatório com dados sobre violência contra povos indígenas.

A divulgação será na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. Com dados coletados em 2012, o levantamento mostra diversas formas de violência contra comunidades indígenas do país.

Segundo o Cimi, o relatório abrange dados relacionados ao aumento de assassinatos de indígenas nos últimos dez anos, o colapso da saúde, os suicídios e a baixa execução orçamentária, entre outros.

"Queremos demonstrar em números o que acontece na prática e tem motivado a mobilização dos povos indígenas em busca de seus direitos, de suas terras. Nossa intenção é revelar o ciclo da violência, mostrando que ela é um processo", ressaltou o secretário executivo do Cimi, Cleber Buzatto.

A pesquisa inclui ainda dados sobre conflitos de terra, violências praticadas contra o patrimônio e povos em situação de isolamento, violências por omissão do poder público e violências praticadas por particulares ou agentes públicos.


Endereço da página: