Folha de S. Paulo


Parte do dinheiro já foi liberado, afirma ministério

O Ministério da Integração Nacional, que coordena o combate federal à seca, informou que as ações estão em andamento e que parte dos recursos já foi liberada.

A pasta diz que acelerou a instalação de cisternas e que, de janeiro a maio, foram entregues 74 mil. A meta até julho é de 130 mil.

Pacote contra seca tarda a chegar aos 10 milhões afetados
Máquinas de combate à seca estão quebradas

Sobre cisternas abandonadas em Canindé, a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) no Estado diz que a instalação ficou parada por 20 dias por problemas com a empresa e que o trabalho foi retomado. A prefeitura diz que a ação continua lenta.

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) afirma que faltou milho nos leilões para aquisição do grão por causa das exigências feitas aos compradores.

O Ministério da Integração diz que os recursos para aumento de 30% nos carros-pipa estão disponíveis, mas ainda não houve tanta demanda dos municípios. Diz que os pedidos de carro-pipa são analisados com rapidez.

O Exército afirma que há dificuldade em encontrar carros-pipa para contratar e em achar mananciais de água em condições de consumo.

Sobre as máquinas do PAC Equipamentos, o Ministério do Desenvolvimento Agrário diz exigir relatórios de uso do material e que faz acompanhamento por amostragem.

Afirma ainda que cursos de 40 horas para motoniveladoras e 16 horas para retroescavadeiras são para nivelamento técnico de funcionários das prefeituras que já atuam na operação de máquinas.

O prefeito Edinho (PSD), de Bonito (BA), não quis comentar o uso político da retroescavadeira. A Prefeitura de Pedra Branca (CE) diz que a retroescavadeira já está funcionando. A Prefeitura de Barro (CE) afirma que irá fazer uma garagem para as máquinas.


Endereço da página:

Links no texto: