Folha de S. Paulo


Atritos regionais ameaçam aliança PT-PMDB

Estremecida por atritos no Congresso, a relação PT-PMDB enfrentará outro obstáculo para ser renovada na eleição presidencial de 2014: o peso desproporcional de alguns Estados na convenção peemedebista que definirá o rumo do partido.

Pelo estatuto da sigla, a quantidade de delegados de cada Estado nas convenções depende do desempenho na eleição anterior para a Câmara. Isso dá grande força interna a diretórios situados fora do centro político nacional.

Seis dos sete Estados com mais peso na convenção estão com situação indefinida ou têm tendência antipetista.

O Rio de Janeiro, onde o PT ensaia candidatura própria e rompimento com o governador Sérgio Cabral (PMDB), responde por 10% dos 739 votos da convenção nacional do PMDB de 2014.

Editoria de Arte/Folhapress

Santa Catarina terá 32 delegados na votação peemedebista, mais do que o dobro de São Paulo, Estado do fiador da aliança, Michel Temer, vice-presidente da República.

Disputas regionais podem levar grupos inteiros de delegados a votar contra a reedição da aliança na sucessão presidencial.

O presidente do PMDB da Bahia, Geddel Vieira Lima, diz que a decisão passa obrigatoriamente por uma solução de atritos. Mas afirma que ainda falta tempo até junho de 2014, data da votação que definirá o rumo da sigla.

Geddel, rompido com o PT baiano há quase cinco anos, pretende ser candidato ao governo contra o grupo do governador Jaques Wagner (PT).

Em alguns Estados, a falta de afinidade entre PMDB e PT também pode ser um complicador. No Rio Grande do Sul, também no grupo dos diretórios "fortes" na convenção, os dois partidos são rivais históricos. O PMDB local apoia o PSDB em eleições presidenciais desde a década de 90.

O PMDB do Paraná também tem uma ala simpática aos tucanos e vive em clima conflagrado, com a dissolução de dezenas de diretórios municipais pela direção estadual em junho. A medida foi vista no partido como ofensiva do grupo próximo ao governador tucano Beto Richa.

Também há dificuldades de entendimento no Nordeste, como no Ceará, em Pernambuco e no Maranhão.

SEM ALTERNATIVA

Um contrapeso para o PT pode ser a força do PMDB de Minas no diretório nacional. O Estado é o segundo com mais delegados, atrás apenas do Rio, e a relação ganhou fôlego com a indicação, em março, do peemedebista mineiro Antônio Andrade para o Ministério da Agricultura.

Integrante da Executiva nacional do PMDB, o deputado federal Mauro Mariani (SC) diz que, mesmo com as rusgas nos Estados, ainda não há movimento dentro do partido de defesa de outra candidatura que não seja a de Dilma Rousseff.


Endereço da página: