Folha de S. Paulo


Contas da "Veja" no Twitter são hackeadas

A conta da revista "Veja" e o de seu redator-chefe, Lauro Jardim (@radaronline ), no Twitter foram hackeadas no começo da tarde desta segunda-feira (17).

Segundo a publicação, que divulgou nota por meio de seu site, a invasão aconteceu às 12h20, e a solicitação de bloqueio das contas já foi feita à empresa que controla a rede social.

Na página do microblog há uma mensagem atribuída ao grupo AnonManifest, que seria uma espécie de representação brasileira da organização Anonymous, conhecida por assinar ataques internacionais a páginas virtuais de bancos e de órgãos governamentais, na qual diz ser o responsável pela invasão.

Entre as mensagens postadas há uma crítica a linha editorial da "Veja", denominada de fascista, e uma pedido para que as pessoas desliguem as televisões e saiam para as ruas.

"Jornalismo fascista nós não precisamos de vocês." A #LUTA CONTINUA #Brasil #OGiganteAcordou #Brasil #rEvolução. Aos mais velhos: Desliguem suas TVs, deixem o telejornal fascista de lado e venham para as ruas hoje,Vamos #LUTAR JUNTOS! @AnonManifest. Nem a polícia e nem Mídia irão nos calar! #BRASIL"

Reprodução/Twitter

Eles também afirmam que outros perfis serão hackeados ao longo do dia. "Outros vários perfis estão sendo tomados por min neste momente e estará a dispor, p serem usados como divulgação de videos fotos...(sic)".

Na conta da revista também foi divulgado um login e uma senha para conta no microblog. "Instagram: Login: vejanoinstagram Senha: urubu2011 E-mail de reset de senha: veja.conversa@gmail.com Senha: urubu2011"

Não houve publicação de tuítes por quem invadiu o perfil de Lauro Jardim.

Reprodução/Instagram

HACKEADOS

Ontem, as página da Assembleia Legislativa da Bahia, do Procon de Rio Verde (GO) e da Secretaria de Transportes de São Paulo também foram alvo de um grupo de hackers.

No lugar do site institucional do Legislativo baiano, foram publicadas fotos da presidente Dilma Rousseff durante a cerimônia de abertura da Copa das Confederações, no sábado (15), em Brasília, e dos protestos contra o aumento das tarifas do transporte público em São Paulo e no Piauí.

Na página também apareciam as mensagens "Abaixo a (sic) ditadura moderna, liberdade de expressão!!! Mídia honesta já!!" e "Porque (sic) nosso governo anda agredindo tanto o povo? Afinal o que fizemos de tão ruim? Afinal, vivemos ou não em uma democracia? O limite acabou!! Inflação, corrupção, repressão, censura, tarifas, impostos? Copa? Para quem?".

"Que se dane a copa do mundo. Eu não vou fingir para 'inglês' ver. E você Dilma? Porque (sic) chateada com vaias? Seu governo não vale 1% do nosso sangue e impostos!!", afirmavam os manifestantes.

Reprodução
Site da Assembleia Legislativa da Bahia, que foi hackeado hoje; os invasores escreveram mensagens contra Dilma Rousseff
Site da Assembleia Legislativa da Bahia, que foi hackeado hoje; os invasores escreveram mensagens contra Dilma Rousseff

Endereço da página:

Links no texto: