Folha de S. Paulo


Protesto contra aumento de tarifa é tema do "TV Folha"

O "TV Folha" deste domingo --que vai ao ar na TV Cultura às 19h30, com reprise às 23h-- exibe reportagem sobre as manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus na cidade de São Paulo.

O programa traz o relato da jornalista Giuliana Vallone, do "TV Folha", atingida no olho direito por uma bala de borracha disparada por um policial durante manifestação na quinta-feira passada.

A jornalista conta que estava com colegas do jornal subindo a rua Augusta quando foi abordada por uma pedestre que perguntou sobre como chegar à av. Paulista.

"Falei para ela esperar, pois tinha o tumulto, e a orientei a entrar em um estacionamento para se proteger. Entrei com ela no local e saí novamente para ver se eles [policiais] tinham ido embora. Eles entraram no caminhão e voltei para falar para a mulher que podia sair. De repente eles saíram de novo."

Giuliana conta que um policial, que estava a cerca de 20 metros de distância, mirou em sua direção e disparou. Ela estava com o crachá da Folha pendurado no pescoço, mas crê que o policial não tenha visto a identificação. Para ela, o policial teve a intenção de atingi-la.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

AGRESSÕES

"Eu não estava atacando ninguém, não estava xingando ninguém. Estava fazendo meu trabalho", diz Giuliana na cama do hospital onde foi internada.

"Eu vi ele mirando em mim, mas jamais achei que fosse atirar, porque já tinham mirado em mim outras vezes. Você não imagina que um cara fardado, com uma arma, vá atirar na sua cara."

Além de Giuliana, outros seis jornalistas da Folha foram atingidos por policiais na manifestação de quinta.

PROTESTOS

São Paulo foi palco de quatro protestos contra o aumento das tarifas de ônibus nas últimas semanas, que reuniram milhares de manifestantes. O mais violento, na quinta, deixou cerca de 200 feridos. Nova manifestação está programada para amanhã.

Para discutir as razões e consequências dos protestos, o "TV Folha" traz entrevistas com os colunistas da Folha Barbara Gancia, Marcos Augusto Gonçalves e Luiz Felipe Pondé. O programa entrevistou ainda o vereador Conte Lopes (PTB), capitão aposentado da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar) sobre o assunto.

O "TV Folha" também traz reportagem sobre outros protestos que ocorrem há mais de duas semanas na Turquia e que ameaçam a popularidade do primeiro-ministro Tayyip Erdogan. O colunista da Folha Clóvis Rossi comenta o que está por trás das manifestações turcas e os desdobramentos para o país.


Endereço da página:

Links no texto: