Folha de S. Paulo


Polícia prende suspeito de matar índio em MS

Um suspeito de matar um índio da etnia guarani-caiová em Paranhos (a 464 km de Campo Grande) foi preso no final da tarde desta quinta-feira.

De acordo com o delegado Rinaldo Moreira, o homem de 35 anos, que não teve o nome revelado, é funcionário da fazenda onde o índio foi morto e estava no local quando foi preso.

Produtores rurais bloqueiam estradas contra demarcações de terras indígenas

Na casa dele foi encontrada uma espingarda calibre 28. Exames de balística serão realizados para confirmar se a arma foi utilizada no crime. Além disso, o suspeito estava com roupas manchadas de sangue. Ele nega ser o autor do crime e disse que o sangue é de carneiros.

Apesar de o suspeito ser funcionário da fazenda, o delegado diz estar convicto de que o crime foi causado por alguma rixa pessoal do índio. "Não há conflitos por causa de terras envolvendo indígenas e fazendeiros nesta região", enfatizou.

Paranhos faz fronteira com o Paraguai e está a 416 km de Sidrolândia, epicentro da atual tensão entre índios e fazendeiros em Mato Grosso do Sul.

Celso Figueredo, 34, morreu na quarta-feira, enquanto se dirigia à sede da fazenda para receber por serviços agrários que havia prestado ao dono da área.

O pai dele, que o acompanhava no momento, relatou que um homem encapuzado saiu de um matagal e disparou duas vezes contra o índio.


Endereço da página:

Links no texto: