Folha de S. Paulo


Governador de São Paulo alcança 52% de aprovação

Após dois anos e cinco meses de governo, 52% dos paulistas aprovam a administração do governador Geraldo Alckmin (PSDB), de acordo com pesquisa Datafolha realizada na semana passada.

Em relação a março de 2011, data do último levantamento do instituto, o índice subiu quatro pontos percentuais. No intervalo entre as duas pesquisas, o tucano trocou a cúpula da área de segurança pública para tentar conter uma onda de violência que continua preocupando o núcleo político do governo.

As taxas de regular e de ruim ou péssimo oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa --a avaliação regular foi de 29% para 31%, e a negativa, de 14% para 15%.

Editoria de Arte/Folhapress

Alckmin tem índices de aprovação maiores no interior (60%) do que na capital do Estado (42%). Também se sai melhor entre aqueles que avaliam positivamente o governo Dilma Rousseff (60%).

O pior desempenho de Alckmin é observado entre os eleitores mais escolarizados (24%) e entre aqueles que possuem renda familiar mensal de cinco a dez salários mínimos (24%). A nota média do governo ficou em 6,2 --na pesquisa anterior, era 6,4.

Embora favorável, a performance de Alckmin é pior do que a verificada pelo Datafolha em seus dois mandatos anteriores como governador.

O tucano alcançou o auge de sua popularidade em abril de 2006, quando deixou o governo para se candidatar á Presidência. Alckmin tinha aprovação de 66% na época. Ele perdeu a eleição de 2006 para o ex-presidente Lula.

O ex-governador José Serra (PSDB), antecessor de Alckmin, tinha 56% de aprovação quando estava no mesmo estágio de sua administração, há quatro anos. (FÁBIO ZAMBELI)

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: