Folha de S. Paulo


Três em cada cinco brasileiros souberam de boatos sobre Bolsa Família, diz Datafolha

A pesquisa Datafolha feita entre quinta e sexta-feira mostra que três em cada cinco brasileiros tiveram conhecimento dos recentes boatos sobre mudanças no programa Bolsa Família.

Segundo o levantamento, 59% responderam que souberam do episódio. O percentual sobe para 67% na região Nordeste.

Dos entrevistados, 26% disseram receber o Bolsa Família ou ter alguém em casa beneficiário do programa do governo.

Há três semanas, boatos sobre um possível fim do Bolsa Família causaram confusão em várias cidades brasileiras. Muitos correram para agências da Caixa Econômica Federal para tentar sacar o dinheiro às pressas. A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o episódio.

O caso abriu uma crise no governo principalmente depois de a Folha revelar que a Caixa alterou o calendário de repasses na véspera da eclosão das falsas notícias, contrariando versão divulgada anteriormente pelo banco.

Os dados mostram ainda que as pessoas da faixa de renda acima de 10 salários mínimos foram as que mais tiveram conhecimento do que ocorreu, atingindo 68% desta parcela da população.

A pesquisa foi realizada nos dias 6 e 7 de junho. Foram feitas 3.758 entrevistas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O Datafolha, divulgado na edição deste domingo da Folha, mostrou também que a popularidade da presidente Dilma Rousseff caiu pela primeira vez desde o início de seu mandato, há dois anos. Ao todo, 57% da população avalia seu governo como bom ou ótimo. São 8 pontos a menos que no levantamento anterior, feito em março.

A presidente perdeu popularidade entre homens e mulheres, em todas as regiões do país, em todas as faixas de renda e em todas as faixas etárias, segundo o Datafolha. (LEANDRO COLON)


Endereço da página:

Links no texto: