Folha de S. Paulo


Biografia de José Dirceu chega às livrarias

Sem alarde, uma biografia não autorizada do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado no julgamento do mensalão, chegou às livrarias nesta sexta-feira (7).

"Dirceu", escrito pelo jornalista Otávio Cabral, da revista "Veja", foi lançado pela editora Record.

A obra seria publicada originalmente pela editora Leya, que desistiu da empreitada no mês passado, por medo de processos judiciais.

Segundo a coluna Mônica Bergamo do dia 16 de maio, o departamento jurídico da Leya decidiu que a legislação brasileira, que proíbe o lançamento de biografias sem a autorização do biografado, abriria brechas para que não apenas Dirceu, mas todos os personagens citados no livro, acionassem a Justiça contra a editora.

Na ocasião, a editora-executiva da Leya, Maria João Costa, disse à coluna que não houve ameaça do ex-ministro de embargar a obra.

"Nós é que tivemos dúvidas e decidimos consultar advogados. Mas o direito à reserva da vida privada é considerado absoluto no Brasil, o que faz com que seja impossível publicar livro sobre qualquer personagem histórico do país", afirmou a editora.

Agora lançada pela Record, a obra conta a vida de Dirceu desde o movimento estudantil até a condenação no julgamento do mensalão, no ano passado.

Divulgação - 1969
Guerrilheiros trocados pelo embaixador americano Charles Burke Elbrick; José Dirceu é o segundo em pé, da esq. para a dir.
Guerrilheiros trocados pelo embaixador americano Charles Burke Elbrick; José Dirceu é o segundo em pé, da esq. para a dir.

Endereço da página:

Links no texto: