Folha de S. Paulo


Índio baleado em fazenda de MS está consciente, mas pode ter sequelas

O índio da etnia terena atingido com um tiro nas costas na tarde desta terça-feira (4) durante a invasão de uma fazenda em Sidrolândia (MS) está consciente, mas pode ter sequelas neurológicas.

Josiel Gabriel Alves, 34, continua com a bala alojada na sétima vértebra da coluna, mas não corre risco de morrer, segundo o diretor-técnico da Santa Casa de Campo Grande, Luiz Kanamura.

Ministro e Força Nacional chegam a MS em meio a conflito entre índios e fazendeiros
'Estamos falando de um massacre iminente', diz líder de produtores de MS

Alves será transferido ainda nesta quarta (5) para a enfermaria da Santa Casa, onde foi internado ontem à noite. O médico disse que os exames apontaram que não há necessidade de retirar a bala e que uma cirurgia no momento não traria benefícios.

No entanto, Kanamura afirmou que "existe possibilidade de sequela". O índio não autorizou o hospital a passar detalhes de seu estado de saúde.

Alves é parente de terceiro grau de Oziel Gabril, índio terena que morreu no dia 30 de maio, durante confronto entre policiais e indígenas na fazenda Buriti, também localizada em Sidrolândia.

Marcos Tome/Região News
Índios terenas rasgam decisão de reintegração em fazenda onde índio morreu após confronto com a PF
Em MS, índios terenas rasgam decisão de reintegração de posse em fazenda onde índio morreu após confronto com a PF

A área das fazendas invadidas está em processo intermediário de demarcação como terra indígena. Os índios protestam para reivindicar agilidade do governo federal.

Segundo Otoniel Terena, uma das lideranças da aldeia Córrego do Meio, Alves levou o tiro no momento em que ele e um grupo de índios invadiam a fazenda São Sebastião. "O pessoal estava fazendo a retomada quando foi recebido à bala", disse.

O advogado Newley Amarilha, que representa o dono da fazenda, disse que o orientou a deixar a área sem oferecer resistência caso houvesse invasão. Por meio de Amarilha, o produtor disse que não estava na propriedade quando o tiro foi disparado e nega que tenha ocorrido conflito.

O proprietário disse que pediu para que os funcionários retirassem o gado da área, pois havia informação de que os índios haviam queimado parte do pasto.

Os índios terenas, segundo o advogado Amarilha e Otoniel Terena, invadiram outras duas fazendas na região nesta terça e consolidaram a invasão à fazenda Cambará, iniciada no domingo (2).

CONFLITO

O episódio expõe o agravamento do confronto entre fazendeiros e índios em Mato Grosso do Sul.

Nesta quarta (5), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e integrantes da Força Nacional de Segurança chegaram ao Estado para acompanhar a execução de uma nova ordem de reintegração de posse da fazenda Buriti.

Segundo a Famasul, federação que representa os produtores rurais de MS, ao menos 65 propriedades estão invadidas em todo o Estado. A maioria fica na região de Sidrolândia.


Endereço da página:

Links no texto: