Folha de S. Paulo


Governo discute com Congresso renegociação de dívidas de produtores do semiárido

O governo quer criar condições mais favoráveis para que pequenos agricultores do semiárido nordestino consigam quitar suas dívidas. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Henrique Alves, discutiram o assunto na manhã desta quarta-feira (5) e ficaram de chegar a uma solução até a próxima semana.

Segundo Renan Calheiros, a ideia é inserir as novas condições como emenda parlamentar na Medida Provisória 610, cujo relator, Eunício de Oliveira, também participou do encontro.

Foi discutida a possibilidade de dar um desconto de até 85% nas dívidas de até R$ 100 mil que venceram em 2001. Além disso, o pagamento da dívida seria suspenso por dois anos e o produtor teria acesso a novo crédito.

De acordo com o presidente do Senado, esses produtores estão sendo muito afetados pela seca.

"A presidente (Dilma Rousseff) orientou o ministro para que eles nos ligasse para nós discutirmos um pouco essa questão do Nordeste. Essas dívidas foram reajustadas pela TJLP ao longo dos anos, então o estoque é inadiministrável do ponto de vista do patrimônio. Você financiou um trator, está devendo dez (tratores), com o sistema produtivo destroçado. Evidentemente que aquela pessoa não vai ter como pagar", disse Calheiros.

O seminárido nordestino enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos.

Ontem, a presidente Dilma Rousseff anunciou programa de estímulo à agricultura no semiárido brasileiro. O anúncio ocorreu no mesmo dia em que o Senado aprovou projeto que anistia as dívidas de crédito rural de até R$ 35 mil contratadas por agricultores do Nordeste.


Endereço da página: