Folha de S. Paulo


Aécio diz lamentar por Dilma não se desculpar no caso Bolsa Família

O senador Aécio Neves (MG), pré-candidato do PSDB à Presidência, divulgou uma nota nesta quinta-feira (30) para criticar a declaração do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) de que a presidente Dilma Roussefff não tem de pedir desculpas pelas afirmações desencontradas do governo sobre o pagamento adiantado do Bolsa Família.

"Pedir desculpas ao país não é humilhação, é um gesto de grandeza e responsabilidade. Como seria também repreender publicamente os membros do governo que, de forma leviana, atacaram a oposição e os que mentiram --e mantiveram a mentira-- ao país sobre o episódio", afirmou o tucano.

Dilma não precisa se desculpar por problemas no Bolsa Família, diz ministro
Aécio diz que Caixa foi omissa e Dilma deve pedir desculpas na TV

Na terça-feira (28), Aécio criticou a Caixa Econômica Federal pelo boato. Segundo o tucano, Dilma devia desculpas aos brasileiros em cadeia de rádio e televisão.

No dia seguinte, Carvalho rebateu o senador ao afirmar que não havia necessidade de a presidente se desculpar.

No dia 18 de maio, um boato sobre o fim do Bolsa Família levou milhares de pessoas às agências da Caixa em 13 Estados para a retirada do benefício. No início, o banco informou que antecipou os pagamentos diante da confusão.

Mesmo sem informações precisas sobre a origem dos boatos, governo e petistas passaram a supor que eles foram fruto de uma ação deliberada e orquestrada.

A ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Rui Falcão (presidente do PT) ligaram as ocorrências à oposição, e Dilma afirmou que "é absurdamente desumano o autor desse boato. E é criminoso também", sem apontar culpados.

No dia 25, a Folha revelou, porém, que o benefício foi liberado um dia antes do boato. Após a divulgação da informação, o presidente da Caixa, Jorge Hereda, admitiu que o banco repassou informação equivocada e pediu desculpas.

"Enquanto eram lançadas suspeitas sobre a oposição, o assunto foi considerado da maior gravidade a ponto de merecer declaração pública da presidente que o considerou criminoso e desumano, além de declarações desastrosas de membros do primeiro escalão do governo e de lideranças do PT", afirma Aécio, na nota divulgada hoje.

"Apesar de saber, muitos dias antes, que a posição divulgada pela Caixa não era verdadeira, o seu presidente só contou a verdade ao país depois que um veículo da imprensa nacional revelou a mentira", completou.

Para ele, ficou clara a responsabilidade do governo no caso. "A presidente subitamente não tem mais nada a dizer sobre o assunto, a ministra da área viaja em férias e a ministra que acusou a oposição se fecha em silêncio", completa o tucano.

Na nota, o senador ainda cobra explicações do governo sobre o caso do vereador Juscelino do Carmo Araújo (PT), da cidade de Coroatá (MA), que recebeu o benefício apesar de ter declarado um patrimônio de R$ 320 mil à Justiça Eleitoral. O caso foi relevado hoje pelo jornal "O Globo".

LEIA A NOTA

Lamento a posição do governo federal com relação ao episódio dos saques do Bolsa Família externada hoje, pelo ministro-chefe da Secretaria-geral da presidência, de que a presidente da República não deve desculpas ao país e, pelo Ministério do Desenvolvimento Social, de que o governo não deve esclarecimentos sobre o fato.

Pedir desculpas ao país não é humilhação, é um gesto de grandeza e responsabilidade. Como seria também repreender publicamente os membros do governo que, de forma leviana, atacaram a oposição e os que mentiram --e mantiveram a mentira-- ao país sobre o episódio.

Lamento, especialmente, a diferença de postura.

Enquanto eram lançadas suspeitas sobre a oposição, o assunto foi considerado da maior gravidade a ponto de merecer declaração pública da presidente que o considerou criminoso e desumano, além de declarações desastrosas de membros do primeiro escalão do governo e de lideranças do PT.

Agora que fica claro a responsabilidade do próprio governo federal no episódio, que fica evidente que dirigente de uma das mais importantes instituições do país mentiu aos brasileiros, o mesmo passa a ser tratado apenas como um mal entendido de terceiro escalão. A presidente subitamente não tem mais nada a dizer sobre o assunto, a ministra da área viaja em férias e a ministra que acusou a oposição se fecha em silêncio.

Se a responsabilidade fosse da oposição, trataria-se de um crime. Se é do governo, é apenas uma questão técnica, sem maior importância.

O país também gostaria de conhecer a opinião do governo federal sobre as denúncias de que membro do PT, o vereador do Maranhão Juscelino do Carmo, recebe irregularmente recursos do Bolsa Família.

Apesar de saber, muitos dias antes, que a posição divulgada pela Caixa não era verdadeira, o seu presidente só contou a verdade ao país depois que um veículo da imprensa nacional revelou a mentira.

Esse é mais um exemplo concreto do importante serviço prestado pela imprensa ao país, e das razões pelas quais não podemos permitir a implantação do controle de mídia defendido pelo PT.

Aécio Neves


Endereço da página:

Links no texto: