Folha de S. Paulo


Aécio diz que Caixa foi omissa e Dilma deve pedir desculpas na TV

O senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB e pré-candidato à Presidência, criticou a Caixa Econômica Federal pelo boato sobre o Bolsa Família. Segundo o tucano, a presidente Dilma Rousseff deve desculpas aos brasileiros.

Para Aécio, as duas versões dadas pela Caixa sobre os pagamentos mostram que "a instituição atende a um governo e não ao Estado".

Lula chama boatos sobre Bolsa Família de 'brincadeira estúpida'
Caixa admite equívoco em informação sobre Bolsa Família e pede desculpas

No sábado (18), um boato sobre o fim do Bolsa Família levou milhares de pessoas às agências da Caixa em 13 Estados para a retirada do benefício. No início, o banco informou que antecipou os pagamentos diante da confusão.

No final de semana passado, a Folha revelou que o benefício foi liberado um dia antes do boato.

Ontem, o presidente da Caixa, Jorge Hereda, admitiu que o banco repassou informação equivocada e pediu desculpas.

"O presidente da Caixa omitiu a verdade durante toda essa semana. Esperamos até uma convocação de rede pública de televisão, já que a presidente é tão afeita a essas convocações, que peça desculpas aos brasileiros tanto pelas acusações injustas e por aqueles que sofreram, segundo a presidente, um ato desumano", disse o presidente do PSDB.

Aécio disse que deve aguardar a conclusão da investigação da Polícia Federal, mas levantou a suspeita de que o boato pode ter sido resultado da antecipação de pagamentos por parte da Caixa.

"Cada vez mais claro é que houve uma ação descoordenada que levou a todo aquele tumulto e, o mais grave, que não foi assumida pela Caixa. Estamos voltando a ter versões oficiais de instituições seculares e que atendem a interesse do governo e não do país", afirmou.

A mesma versão foi levantada pelo líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), que mais cedo havia se reunido com a cúpula da Polícia Federal.

"Percebe-se com clareza que tudo leva a crer que os boatos foram gerados pela própria antecipação de pagamentos pela Caixa Econômica", disse.

Sampaio disse ainda que a ministra Tereza Campelo (Desenvolvimento Social), em férias, estaria na Disney e que deveria antecipar a volta. "Não é momento para Pateta ou Mickey."


Endereço da página:

Links no texto: