Folha de S. Paulo


Caixa admite equívoco em informação sobre Bolsa Família e pede desculpas

O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, admitiu nesta segunda-feira (27) que o banco repassou informação equivocada sobre a liberação de todos os pagamentos do Bolsa Família na véspera dos boatos que levaram milhares de famílias a buscarem agências para sacar os benefícios.

Na ocasião, todos os benefícios, em um total de R$ 2 bilhões, foram liberados de uma só vez nas contas das 13,8 milhões famílias atendidas. Os pagamentos são habitualmente feitos com base em um calendário previamente estipulado, que prevê o pagamento em um dia determinado por mês de forma escalonada.

Os boatos, entre eles sobre o fim do programa, levou milhares de pessoas a caixas eletrônicos no fim de semana dos dias 18 e 19 de maio, causando confusões e filas em 13 Estados.

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Segundo afirmou nesta segunda (27), o presidente da instituição soube que as liberações foram anteriores aos boatos apenas na segunda-feira (20), depois da corrida às agências para sacar o benefício.

"Tive a informação na segunda-feira e mandei fazer um levantamento exaustivo do que ocorreu. Qualquer presidente de empresa faria o mesmo."

Sergio Lima /Folhapress
Vice-presidente de Governo da Caixa, José Urbano, e presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, durante entrevista
Vice-presidente de Governo da Caixa, José Urbano, e presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, durante entrevista

Para a oposição, essa liberação é a provável causa dos tumultos. O PSDB, inclusive, pediu nesta segunda-feira ao Ministério Público que investigue a mudança na liberação de recursos do programa.

Na mesma segunda-feira em que Hereda afirma ter ficado sabendo da antecipação, o vice-presidente de Governo da Caixa, José Urbano, foi a público reafirmar o dado errado e inicial --que a liberação ocorrera no sábado (18), para aplacar os boatos e evitar um caos maior.

Essa informação inicial só foi desmentida pelo banco na última sexta-feira (24), após a Folha revelar que uma dona de casa de Fortaleza tinha recebido o dinheiro antecipado na sexta, e não no sábado.

Questionado pela Folha hoje, Hereda afirmou: "Segunda-feira [souberam que o pagamento ocorreu na sexta, e não no sábado]. Eu não vou a público dizer uma parte da informação sem ter todas as informações levantadas. Eu pedi que levantassem todas as informações, analisassem todas essas informações, analisassem todas essas informações, fizessem batimento, cruzassem o sistema para eu poder me posicionar. Se eu fosse a público dizer um pedaço só história, meu amigo, eu seria irresponsável".

Hereda, contudo, disse que o banco soltaria uma nota na sexta-feira (24) de qualquer maneira. "A nota que a gente soltou na sexta-feira coincidiu com o que a Folha colocou. Vocês não vão acreditar que coincidiu, mas foi isso que aconteceu."

O presidente afirmou que o banco deu uma "informação equivocada" e pediu desculpas por isso.

"Tivemos uma informação equivocada em relação a data, e isso gerou uma informação imprecisa da Caixa. Essa imprecisão só se justifica pelo momento em que estávamos vivendo. Peço desculpas a todos. So quem viveu uma crise sabe [como é]."

Hereda negou que tenha havido erro no sistema de pagamento do Bolsa Família e afirmou que a antecipação dos pagamentos do programa não foi o causador da onda de boatos.

EXPLICAÇÃO

Hereda deu uma versão para o que levou a Caixa a fazer os pagamentos antecipados na sexta. Segundo ele, em torno de 700 mil famílias que recebem o Bolsa tinham mais de um NIS (número de referência de pagamento do Bolsa e de diversos outros programas sociais).

A área técnica da Caixa, sem avisar sua cúpula, então decidiu unificar os NISs dessas famílias. As famílias com mais de um número ficaram com o número mais antigo. Para evitar que algumas famílias que tiveram seu dia de pagamento postergado não conseguissem sacar no dia 17 o dinheiro, decidiram liberar os benefícios para todos.

Questionado porque o banco não liberou o dinheiro apenas para essas famílias, a Caixa afirmou não saber naquele momento quem eram essas famílias, sem dar outros detalhes.

Os beneficiários do programa não foram avisados. Segundo Hereda, isso ocorreu pois o dinheiro já foi liberado em outras situações e nunca houve nenhum tipo de problema.

NOTA

Após o presidente do banco conceder a entrevista, a assessoria da Caixa divulgou uma nota com as explicações. Leia abaixo a íntegra:

NOTA DA CAIXA:

A Caixa Econômica Federal afirma que não há qualquer relação entre a movimentação verificada a partir das 13 horas de sábado (18), em alguns estados (13 estados no total), e a flexibilização do saque do benefício do Bolsa Família fora da data prevista no calendário de pagamentos do Programa. Ao contrário, o fato de o calendário estar liberado evitou um problema maior caso as famílias não tivessem acesso ao seu benefício.

Diante dos acontecimentos do fim de semana, a preocupação do banco naquele momento era transmitir segurança e tranquilidade aos beneficiários de que os pagamentos estavam assegurados, além de evitar quaisquer outros fatos que provocassem o surgimento de novos tumultos, principalmente em razão das consequências danosas dos boatos. A partir de segunda-feira (20), o pagamento foi normalizado em todos os estados.

A CAIXA faz a gestão do programa Bolsa Família há dez anos. Em 2012, o banco realizou 156,1 milhões de pagamentos de benefícios do Programa, no valor de R$ 20,2 bilhões. No primeiro quadrimestre de 2013, foram pagos 52,2 milhões de benefícios, no valor de R$ 7,6 bilhões.

Em março deste ano, foi implantado o novo Cadastro de Informações Sociais, que conta com cerca de 200 milhões de número de inscrições, com o objetivo de aprimorar o sistema e controles.

Nesse processo, aproximadamente 700 mil beneficiários tiveram seu NIS (Número de Inscrição) unificado, fazendo com que aqueles que tivessem mais de um número de inscrição passassem a ter apenas um, valendo o NIS mais antigo.

Para garantir que esses beneficiários não estivessem impedidos de buscar os seus benefícios nas datas que usualmente tinham por referência, considerando o número que prevaleceu, foram adotas medidas operacionais de atendimento e acompanhamento dos saques.

As medidas adotadas visaram assegurar o pagamento aos beneficiários por meio dos cartões que já possuem, garantindo a facilidade do acesso do benefício às famílias. O comportamento das famílias observado ao longo de dez anos de gestão do Programa é de busca do pagamento do benefício na data do calendário.

Assim, foi implementada a flexibilização, provisória e temporária, para o início do calendário da folha do mês de maio, tendo como determinante o comportamento histórico da procura pelo saque dos benefícios e, principalmente, a premissa de sempre e necessariamente assegurar o acesso ao Bolsa Família, já que o Programa tem entre suas finalidades a transferência de renda para promoção do alívio imediato da pobreza.

Considerando que as condições de saque do programa são conhecidas pelos beneficiários, inclusive quanto à validade de 90 dias das parcelas mensais do Programa e que existe um comportamento habitual de procura mensal pelo benefício, no qual 20% a 30% das famílias não buscam o benefício na data prevista, não houve divulgação das medidas adotadas.

Tanto é assim, que não houve alteração da quantidade histórica de pagamento. Na sexta-feira (17), o volume de saques foi inclusive inferior ao mesmo período do mês anterior, com um total de 649 mil saques. Em abril de 2013, foram realizados 852 mil saques no primeiro dia do calendário. Portanto, os dados atestam a normalidade dos pagamentos realizados durante toda a sexta-feira (17) e também na manhã do sábado (18) em todos estados do país.

Somente em torno das 13 horas do sábado (18) é que se verifica o início da anormalidade de saques particularmente em alguns estados, quando também começaram a circular notícias sobre os boatos em relação ao Bolsa Família. Os demais estados mantiveram a normalidade dos pagamentos.

Os dados reforçam que não foi a flexibilização dos pagamentos que causou corrida às agências e canais de atendimento da CAIXA.

Para garantir o acesso aos benefícios e a integridade física das pessoas, o banco manteve o procedimento de disponibilizar os pagamentos durante o fim de semana, independente da data prevista no calendário de pagamentos.

O banco tem total interesse na apuração dos fatos e reafirma que aguarda as investigações da Polícia Federal em relação a origem dos boatos.


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