Folha de S. Paulo


Paulo Skaf domina propaganda da Fiesp de olho em 2014

De olho na disputa eleitoral do próximo ano, quando deseja concorrer a governador pelo PMDB, o empresário Paulo Skaf está usando a máquina de propaganda da entidade que preside, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), para projetar sua imagem.

Skaf instalou na federação, base de um sistema que engloba o Sesi (Serviço Social da Indústria) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o publicitário Duda Mendonça, seu marqueteiro quando tentou o mesmo cargo, em 2010.

Alexandre Shinoda - 23.mar.11/ Folhapress
Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Ciesp
Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Ciesp

No ano passado, Duda venceu uma licitação de R$ 16 milhões do Sesi e do Senai, também comandados por Skaf. Com isso, unificou a linguagem dos comerciais das entidades, objetivo de uma consultoria dada pelo próprio Duda à Fiesp em 2009 e que lhe rendeu, em 2011, a conta publicitária da entidade.

No início do mês, Skaf apareceu três dias no horário nobre da TV pedindo a aprovação da Medida Provisória dos Portos em comerciais da Fiesp. Exibia implante capilar recém-realizado e sobrevoava de helicóptero a fila de caminhões em Santos (SP).
Uma única inserção da campanha, no programa "Fantástico" (TV Globo), custou, segundo estimativa do mercado, mais de R$ 800 mil.

A exposição da imagem do presidente não tem precedentes na história da Fiesp e é raridade no meio industrial.

Skaf também estrelou, em abril, comerciais do Sesi e do Senai em que, diante de crianças e jovens, dizia que a indústria faz "investimento em gente" ao aplicar recursos, provenientes de contribuição compulsória, nas escolas das duas entidades.

O orçamento do Sesi para 2013 é de R$ 1,48 bilhão, e o do Senai, de R$ 1,32 bilhão.

Recentemente, um ex-aluno do Senai interagiu com o empresário nas inserções partidárias do PMDB.

Skaf afirma que o nome do Senai não foi dito na propaganda política e que seu objetivo era promover a educação profissionalizante. "Não vou poder falar mais das coisas com que trabalho?"

MARATONA

Além de cumprir agenda institucional na sede da entidade, na avenida Paulista, o peemedebista vem se inserindo cada vez mais no interior.

Lançou em fevereiro o que chamou em seu perfil no Facebook --alimentado por dois jornalistas da assessoria da Fiesp-- de "maratona" de inaugurações de unidades do Sesi e do Senai no Estado.

Ele diz que "corre" para entregar as 70 escolas previstas até o fim do ano. Foram 13 até a sexta-feira passada, dia da semana que reserva para esses eventos, nos quais é sempre fotografado com crianças.

A imagem do presidente é onipresente nos sites ligados à Fiesp. A página da entidade tem um "espaço da presidência", com uma sessão em que o internauta é convidado a ver "sua foto com Paulo Skaf" --como fazem os candidatos em período eleitoral.

As galerias, disponíveis também no site do Sesi, mostram Skaf visitando um hospital, eventos religiosos e a escola de samba Vai-Vai e posando com pessoas na Paulista e no aeroporto.

Em outra frente, escreve para um jornal paulistano e uma rede de diários no interior sobre assuntos como educação, segurança pública e até o incêndio da boate Kiss.

Quando entrevistado, Skaf critica os preços dos pedágios e a falta de transparência do governo de São Paulo.

A Folha solicitou à Fiesp, no dia 15, informações sobre a evolução de investimentos da entidade, incluindo gastos com publicidade.

Após indicar que os dados seriam repassados, a assessoria da entidade não informou os números. Respondeu, anteontem, que "a Fiesp está desobrigada, por lei, a publicar seu balanço".

Perguntado sobre a exposição de sua imagem, Skaf afirma que a Fiesp quis dar uma "cara" à indústria. Resolveu tê-lo como "porta-voz", como já ocorre "em grandes empresas americanas quando querem dar credibilidade" à propaganda. "Não poderia ser um ator."


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