Folha de S. Paulo


Ministro diz que investigação sobre boatos do Bolsa Família é 'complexa'

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) afirmou nesta quarta-feira (22) que a investigação sobre a origem dos falsos boatos sobre o Bolsa Família, que causou tumulto em agências bancárias no fim de semana, pode não ser concluído no prazo inicial de

"Vamos ouvir pessoas que fizeram saques, pessoas que presenciaram situações, até órgãos de imprensa estão colaborando conosco, porque chegaram a gravar, então tudo isso está sendo feito. Não é uma investigação simples, é uma investigação complexa, uma situação de um boato que envolve milhares de pessoas simultaneamente... Chegar às fontes primárias do boato não é uma tarefa fácil", afirmou.

Casal se acidenta ao tentar sacar Bolsa Família no Piauí
Boato não vai atrapalhar Bolsa Família, afirma Lula

"Gostaria imensamente que a gente pudesse cumprir esse prazo [inicial de 30 dias da investigação], mas não posso assegurar isso em face da complexidade da informação."

A apuração do que ocorreu está sendo feita pela Polícia Federal, subordinada a Cardozo, e pode ser prorrogada. O ministro listou alguns crimes que podem acabar sendo aplicados aos culpados, como "fraude e estelionato".

Cardozo também repetiu o que já dissera: a natureza dos boatos --que levaram milhares de pessoas a agências da Caixa Ecônômica em 13 Estados entre o sábado e o domingo-- levanta a hipótese de ação articulada.

"Há uma estranha coincidência da eclosão disso em vários pontos, o que levanta a possibilidade disso ter sido orquestrado, alguma coisa urdida estrategicamente com algum objetivo, isso nós estamos investigando", disse.

"O que ganha expressão aqui é a rapidez, o fato de ter sido feito no fim de semana, em vários Estados brasileiros, quase que simultaneamente, então há todo um conjunto de indicadores que não nos leva a afastar a hipótese de ter sido algo articulado."

Ele disse não poder confirmar a suspeita de que uma empresa de telemarketing tenha participado da ação.

Sobre a visita de parlamentares da oposição ao diretor-geral da PF para tratar do caso, ele afirmou ser algo "absolutamente legítimo". A reunião, no entanto, foi cancelada.


Endereço da página:

Links no texto: