Folha de S. Paulo


Boato não vai atrapalhar Bolsa Família, afirma Lula

O ex-presidente Lula criticou nesta quarta-feira o boato divulgado no fim de semana sobre o fim do Bolsa Família.

A repercussão da falsa notícia provocou uma corrida a caixas eletrônicos para a retirada do benefício, causando tumultos e, em alguns casos, depredações.

Casal se acidenta ao tentar sacar Bolsa Família no Piauí

"O Brasil tem milhões de pessoas boas, decentes, honestas, e tem gente assim. Tem gente que veio ao mundo para fazer o mal", afirmou o ex-presidente ao chegar em evento sobre relações entre Brasil e África, em Brasília.

Apesar do tumulto provocado pelo boato, o ex-presidente minimizou o impacto sobre a credibilidade do programa. "Eu acho que o Bolsa Família é uma coisa tão consolidada no imaginário do povo que não vai ser um boato que vai atrapalhar."

A Polícia Federal ainda investiga a origem dos boatos, que causou tumultos em 13 Estados.

Ontem, o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) disse que a velocidade com que os boatos sobre o fim do programa se espalharam levanta a suspeita de que a ação possa ter sido "orquestrada".

Embora tenha deixado claro que as investigações ainda estão em andamento, Cardozo disse que a investigação "não pode afastar a hipótese de ter havido algum tipo de orquestração" e que os sinais coletados até aqui levam o governo a "cogitar" essa hipótese.

Segundo a Caixa, instituição que opera o Bolsa Família, o programa registrou 900 mil saques no valor de R$ 152 milhões durante o fim de semana.

Autoridades flagraram ao menos cinco versões para os boatos: greve de servidores da Caixa; bônus de Dia das Mães; repasse extra de R$ 300; fim do Bolsa Família e a suspensão temporária do benefício em razão da visita do papa Francisco --este circulou sobretudo pela região da Baixada Fluminense.


Endereço da página:

Links no texto: