Folha de S. Paulo


Levantamento mostra PMDB como o menos fiel da base na votação da MP dos Portos

Após a dificuldade do governo em aprovar a Medida Provisória dos Portos na Câmara, o Palácio do Planalto produziu um levantamento com o grau de lealdade dos partidos durante a votação, na semana passada.

Os números --que foram apresentados à presidente Dilma Rousseff-- mostram que o PMDB foi o 17º lugar na lista de fidelidade ao governo, contando os 24 partidos representados na Casa.

Temer alerta líder do PMDB sobre o risco de ele ficar isolado
Ministra diz que governo tem feito tudo por boa relação com base

Segundo o levantamento concluído pela Secretaria de Relações Institucionais e encaminhado também à Casa Civil, a média de votações alinhadas com o governo na bancada peemedebista foi de 41,15% durante a votação da MP.

O PMDB foi o menos fiel dos partidos da base, atrás até dos chamados independentes, como PV (66,19%) e PSD (48,73%).

Pedro Ladeira - 15.mai.2013/Folhapress
Eduardo Cunha, líder do PMDB, no plenário da Câmara durante votação da MP dos Portos
Eduardo Cunha, líder do PMDB, no plenário da Câmara durante votação da MP dos Portos

O PSB, por sua vez, é o sexto mais fiel, com 52,93% de apoio ao governo, na lista que é liderada pelo PT (80,95%) e pelo PC do B (67,03%).

A assessoria da secretaria afirmou que a elaboração destes rankings faz parte de suas atribuições e que o levantamento é o produto da consolidação dos dados oficiais disponibilizados pela Câmara dos Deputados.

Ainda segundo a secretaria, o material costuma ser distribuído à Presidência, à Casa Civil e aos ministérios envolvidos com o tema em votação.

Na votação, concluída a poucas horas de a medida perder a validade, o PMDB foi considerado pelo Planalto como o maior obstáculo. O líder do partido, Eduardo Cunha (RJ), apresentou diversas emendas, prolongando as sessões e obrigando o governo a ceder no texto final aprovado na Câmara.

Veja a lista e o índice de fidelidade (considerado os principais partidos da base e os independentes na Câmara):

PT - 80,95%
PC do B - 67,03%
PV - 66,19%
PDT - 58,42%
PRP - 57,14%
PSB - 52,93%
PTB - 48,94%
PSD - 48,73%
PR - 48,57%
PP - 44,35%
PMDB - 41,15%


Endereço da página:

Links no texto: