Folha de S. Paulo


Deputado diz que falhas de pagamento podem ter gerado boato do Bolsa Família

O líder da MD (Mobilização Democrática) na Câmara, Rubens Bueno (PR), afirmou nesta segunda-feira (20) que possíveis falhas no sistema de pagamento do Bolsa Família podem ter motivado os boatos de extinção do principal programa social do governo.

No fim de semana, uma onda de boatos provocou tumulto em pelo menos dez Estados, levando milhares de pessoas a lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal, para sacarem seus benefícios.

Boato sobre fim do Bolsa Família é 'criminoso', diz Dilma em Pernambuco

Pessoas passaram mal e desmaiaram. Houve brigas e terminais foram depredados.

O governo desmentiu que o programa vai acabar e determinou que a Polícia Federal investigue o caso.

O líder da MD, resultado da fusão do PPS com o PMN, vai apresentar um requerimento ao comando da Câmara pedindo informações ao ministro Guido Mantega (Fazenda) sobre o caso.

Segundo Bueno, funcionários da Caixa Econômica Federal admitiram que ocorreram erros e foi permitida a liberação antecipada dos benefícios.

"O erro pode ter dado origem ao boato. Cabe ao ministro e a direção da Caixa esclarecer muito bem a situação. Até porque já houve uma ministra [Maria do Rosário, dos Diretos Humanos] colocando irresponsavelmente a culpa do boato na oposição", afirmou o líder da MD.

Para o deputado, o boato pode ter surgido em virtude de um erro do próprio governo. "Como nunca assumem seus erros e incompetências, tentaram empurrar a culpa para a oposição. Cabe a nós cobrar as devidas explicações do ministro", afirmou.

O Bolsa Família, que contempla 13,8 milhões de famílias e completa dez anos em outubro, é o principal programa de transferência direta de renda do governo.

O programa tem forte peso político-eleitoral, tendo virado um dos símbolos das gestões de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Diana Brito/Folhapress
Tumulto em frente a agência da Caixa Econômica em Queimados, na Baixada Fluminense
Tumulto em frente a agência da Caixa Econômica em Queimados, na Baixada Fluminense

Endereço da página:

Links no texto: