Folha de S. Paulo


Cardozo diz que aguarda investigação da PF para falar sobre Bolsa Família

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) afirmou nesta segunda-feira (20) que vai esperar a conclusão das investigações da Polícia Federal para falar sobre a onda de boatos sobre o fim do programa Bolsa Família.

"Só é cabível qualquer pronunciamento do Ministro da Justiça após o término das investigações. Até porque as investigações devem ocorrer em sigilo e com total autonomia da Polícia Federal", afirmou Cardozo.

Boato sobre fim do Bolsa Família é 'criminoso', diz Dilma em Pernambuco
PF vai investigar origem de boatos sobre fim do Bolsa Família

Sergio Lima - 4.dez.2012/Folhapress
José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça
José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça

Os boatos geraram uma corrida, no sábado e no domingo, de milhares de pessoas a lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal para sacarem os benefícios. Houve tumulto, brigas e terminais foram depredados.

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (20) que o responsável por disseminar a falsa informação é "criminoso" e "absurdamente desumano".

Cardozo não quis comentar as declarações da ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos), que afirmou na manhã desta segunda-feira, em sua conta no Twitter, que os boatos devem ter saída da "central de notícias da oposição".

Na mensagem, a ministra não deu nenhum tipo de detalhe do motivo pelo qual aponta a oposição como culpada pelos rumores.

A oposição reagiu à declaração. Para o vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR), a ministra coloca em dúvida a apuração que será feita pelo governo.

"Se o governo anunciou que vai investigar, como pode antecipar-se e acusar irresponsavelmente a oposição?", questionou o tucano. "Poderíamos dizer que foi o governo que agiu dessa forma para prejudicar a oposição, mas não somos irresponsáveis de fazermos essa acusação", completou.

Diana Brito/Folhapress
Tumulto em frente a agência da Caixa Econômica em Queimados, na Baixada Fluminense
Tumulto em frente a agência da Caixa Econômica em Queimados, na Baixada Fluminense

Endereço da página:

Links no texto: