Folha de S. Paulo


Boato sobre fim do Bolsa Família causa filas e tumulto na Baixada Fluminense

Diversas agências da Caixa Econômica em municípios da Baixada Fluminense (Queimados, Nova Iguaçu, Belfort Roxo e Duque de Caxias) e em bairros suburbanos do Rio (São Cristovão, Bonsucesso, Largo Bicão e Cachambi) tiveram filas e tumulto desde o fim da tarde de sábado (18), após uma onda de boatos de que o governo federal iria suspender o Bolsa Família.

Segundo a assessoria de imprensa da Caixa, os casos mais graves foram registrados em Queimados e Nova Iguaçu, onde vidros das agências e alguns terminais foram quebrados pela multidão que buscava sacar o auxílio federal.

PF vai investigar origem de boatos sobre fim do Bolsa Família
Visita do papa seria uma das causas para suspensão do Bolsa Família, segundo boatos

Funcionários foram acionados para irem às agências desmentir o boato. Em algumas agências, havia também avisos pendurados, com relatos de sites noticiosos que traziam o desmentido oficial do boato.

Shoppings da Baixada Fluminense ficaram neste domingo; segundo a assessoria do Top Shopping, em Nova Iguaçu, cerca de 2.000 pessoas estavam na fila para tentar sacar dinheiro na Caixa, mas não houve tumulto nem intervenção dos seguranças; segundo a administração, os funcionários do shopping estão avisando as pessoas de que o boato é falso.

No Nova América, na zona norte do Rio, a fila não cabia na agência e se estendia pelos corredores do shopping.

DIMENSÃO

Balanço preliminar da Caixa Econômica Federal, que paga os benefícios, é de que o boato atingiu ao menos sete Estados.

Os mais afetados foram Bahia, Paraíba, Pernambuco, Pará, Ceará, Piauí e Rio de Janeiro. Nem o banco nem o Ministério do Desenvolvimento Social divulgaram um balanço preciso da extensão do problema.

PREFEITURA

Conforme já informaram o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e a Caixa Econômica Federal, a prefeitura de Niterói reitera que as informações de que o programa Bolsa Família acabou não são verdadeiras.

Segundo a prefeitura, "não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do programa".

Clemilson Campos/JC Imagem/Folhapress
Boato que o Programa Bolsa Família iria acabar fez com que vários beneficiários fossem às agências da Caixa
Boato que o Programa Bolsa Família iria acabar fez com que vários beneficiários fossem às agências da Caixa neste domingo (19)

Endereço da página:

Links no texto: