Folha de S. Paulo


Tucano rasga regimento da Câmara contra manobra para votar MP dos Portos

Irritado com a manobra governista que trabalha há quase seis horas para garantir quorum e finalizar a votação da MP dos Portos, o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) rasgou nesta quinta-feira (16) o Regimento da Câmara no meio do plenário.

A oposição pressiona o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a encerrar a sessão que já tem duração de 21 horas. Para concluir a análise, é preciso aprovar a redação final da medida provisória. Ao longo do dia, o governo fez acordo e concessões para preservar a essência do texto.

Entenda o setor portuário e o que propõe a MP dos Portos
Impasse na MP dos Portos provoca troca de farpas entre Alves e petistas

Por volta das 7h, Eduardo Alves fez um compromisso com os oposicionistas de avaliar a tendência de quorum e encerrar a votação.

Passado o prazo firmado com os oposicionistas, o peemedebista passou a defender o prolongamento da sessão e avisou a oposição que vai segurar ainda mais a votação.

Desde as 2h17, a base governista enfrenta problemas para registrar a presença em plenário de 257 parlamentares, número necessário para discutir matérias.

Líderes governistas já vinham admitindo a derrubada da sessão e consequentemente a perda da validade da matéria, que precisa ser votada hoje na Câmara e no Senado. Os governistas teriam sido pressionados pelo Planalto a continuar com a análise da matéria. O placar registra 240 deputados.

A oposição acusa o governo e o comando da Casa de golpe. "Ganhamos essa sessão", disse o líder da minoria, Nilson Leitão (PSDB-MT). "Mas essa Casa é um puxadinho do Planalto", completou.


Endereço da página:

Links no texto: