Folha de S. Paulo


Comissão da Verdade ouvirá Ustra em depoimento público

A Comissão Nacional da Verdade promoverá na próxima sexta-feira (10), pela primeira vez, depoimentos públicos de militares acusados de crimes durante a ditadura militar (1964-1985).

Foram convocados Carlos Alberto Brilhante Ustra, coronel reformado e ex-comandante do DOI-Codi-SP entre 1970 e 1974, e o ex-sargento Marival Chaves, que já falou à comissão duas vezes.

Comissão da Verdade tem campanha publicitária
Rosa Cardoso deverá ser nova coordenadora da Comissão da Verdade

Ana Carolina Fernandes-9.out.08/Folhapress
Carlos Alberto Brilhante Ustra, no Clube Militar em 2008
Carlos Alberto Brilhante Ustra, no Clube Militar em 2008

Um dos advogados de Ustra, Paulo Esteves, afirmou à Folha que seu cliente --alvo de ao menos uma ação judicial na qual é apontado como responsável por mortes e torturas-- só irá caso se sentir fisicamente "seguro".

Se eles não aparecerem, podem incorrer no crime de responsabilidade e acabar sendo levados coercitivamente para depor.

Os depoimentos públicos ocorrem após quase um ano de atividade da comissão, que tem apenas mais um ano para terminar seus trabalhos e entregar um relatório final com a descrição de todas as violações aos direitos humanos da ditadura.

A falta de transparência da comissão tem sido uma das principais críticas ao trabalho do grupo, e motivo de divisão interna.

Membros da sociedade civil, do governo e da própria comissão se dizem também céticos em relação aos resultados que o colegiado de fato alcançará.


Endereço da página:

Links no texto: