Folha de S. Paulo


Papa Francisco nomeia novos bispos de Brasília e Marília (SP)

Prestes a visitar o Brasil, o papa Francisco fez suas primeiras nomeações de bispos do país do seu pontificado, iniciado em março. José Aparecido Gonçalves de Almeida será bispo auxiliar de Brasília (DF) e Luiz Antônio Cipolini será o novo bispo de Marília (SP).

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) foi informada na manhã de hoje sobre as nomeações. Ao todo no país existem mais de 250 bispos.

Papa Francisco vai visitar favela na 'faixa de Gaza' carioca
Fabiano Maisonnave: Cristo Redentor é o grande ausente do roteiro papal

Almeida, que assumirá a arquidiocese da capital federal, é membro do clero da diocese de Santo Amaro (SP). Ele trabalhou entre 1987 e 1990, como vigário paroquial, administrador paroquial e pároco em sua diocese.

Doutor em direito canônico pelo Pontifício Ateneu Santa Cruz de Roma, Almeida atuou nos últimos anos como subsecretário do Pontifício Conselho para Textos Legislativos e consultor da Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos no Vaticano.

O novo bispos de Marília, Cipolini, atualmente é pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São João da Boa Vista (SP). Paulista de Caconde, ele foi ordenado padre em 1986.


Endereço da página:

Links no texto: