Folha de S. Paulo


Ministra falará na Câmara sobre demarcação de terras indígenas

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, deve ser ouvida nesta quarta-feira (8) na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara sobre os processos de demarcação de terras indígenas.

De acordo com o deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), um dos autores do requerimento de convocação, a expectativa é que ela preste os esclarecimentos necessários sobre a questão da demarcação das terras.

Casa Civil pede suspensão de demarcação de terras indígenas no PR
Dilma é vaiada por ruralistas em Campo Grande (MS)

Guilherme Pupo/Folhapress
Ministra Gleisi Hoffmann
Ministra Gleisi Hoffmann

Segundo Heinze, que é vice-presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, os conflitos entre indígenas e produtores rurais têm aumentado no Brasil nos últimos anos.

Para ele, a demanda comum do setor rural brasileiro é a necessidade de mais transparência nos processos de demarcação de terras indígenas feitas pela Funai (Fundação Nacional do Índio).

"A entidade tem atualmente elaborado processos aos quais os produtores rurais e os municípios não têm acesso. Os estudos correm à revelia e o direito de defesa é mínimo", disse Heinze.

PARANÁ

Ontem (7), a ministra pediu ao Ministério da Justiça a suspensão de estudos da Funai para demarcação de terras indígenas no Paraná.

A decisão foi tomada depois que a presidente Dilma Rousseff determinou à Casa Civil que analisasse a situação das demarcações de terras indígenas no país, que está criando tensões entre ruralistas e índios em vários Estados.

No final de abril, a presidente foi alvo de vaias de ruralistas durante visita a Campo Grande (MS) para cerimônia de entrega de chaves de ônibus escolares a 78 prefeitos da região. Ela começou a ser vaiada assim que seu nome foi anunciado no alto-falante pelo locutor do evento, com gritos de "demarcação não".

Também em abril índios fizeram manifestações em Brasília e invadiram o plenário da Câmara para protestar contra a demora do governo em demarcar suas terras no país.


Endereço da página:

Links no texto: