Folha de S. Paulo


Jornada da Juventude tem 214,5 mil inscritos e 271 mil vagas de hospedagem

O secretário executivo do Comitê Organizador da JMJ (Jornada Mundial da Juventude), o monsenhor Joel Portella, informou nesta terça-feira (7) que 214,5 mil fiéis já se inscreveram para participar do encontro católico no Rio, a ser realizado de 22 a 28 de julho deste ano.

Até o momento, disse, há 120 mil vagas de hospedagem reservadas de um total de 271 mil disponibilizadas. Cada vaga representa um dormitório. As hospedagens para a jornada serão feitas em casas de família, escolas públicas, salões de paróquias e hotéis.

Folhacóptero sobrevoa roteiro que papa fará em julho no Brasil
Papa Francisco vai visitar favela na faixa de Gaza carioca
Visita do papa terá superprodução com estações da via-sacra

Diante da previsão de que cerca de 2 milhões de fiéis participem da jornada, Portella ressaltou a necessidade do aumento do número de hospedagens até o mês do evento. "O número está mais ou menos equilibrado, mas precisaremos de mais [hospedagens] até julho", disse Portella, durante a apresentação da agenda do papa Francisco no Rio.

Alessandro di Meo-7.abr.13/Efe
Papa Francisco, acompanhado do cardeal Agostino Vallini, saúda fiéis em cerimônia na Basílica de São João de Latrão em abril
Papa Francisco, acompanhado do cardeal Agostino Vallini, saúda fiéis em cerimônia na Basílica de São João de Latrão em abril

A Igreja ainda não divulgou onde estarão todos os alojamentos que receberão os peregrinos. Portella disse apenas que os locais serão decididos conforme critérios de localização e transporte para as regiões onde ocorrerão os eventos. O comitê organizador do evento, disse ele, ainda está decidindo esses locais. Os detalhes técnicos e logísticos da JMJ serão apresentados em uma segunda coletiva de imprensa, marcada para o dia 28 deste mês.

As inscrições para a JMJ variam de R$ 100 a R$ 600, dependendo do modelo de hospedagem, da quantidade de dias em que o peregrino ficará na cidade e do tipo de refeição (completa ou não) que ele optará. A inscrição, contudo, não inclui hospedagem em hotel. O peregrino que fizer essa opção terá de pagar sua própria conta, explicou Portella. Os peregrinos terão direito a um cartão para o uso do transporte público na cidade.

Segundo o monsenhor Portella, dos 214,5 mil inscritos, 60% são de brasileiros, 20% de latinos e outros 20% de países do restante do mundo.

Editoria de Arte/Folhapress
[ATUALIZADA] AGENDA DO PAPA NO BRASIL

Endereço da página:

Links no texto: