Folha de S. Paulo


Lula diz que Mercadante ainda pode ser candidato em SP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (2) que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ainda pode ser candidato ao governo de São Paulo.

Mercadante, que já disputou o cargo em 2006 e 2010, anunciou na semana passada que não pretende se candidatar no próximo ano.

"Eu não acho que seja definitiva a retirada do nome do Mercadante. Acho que é muito cedo para a gente definir o quadro de eleições em São Paulo", disse Lula após tomar vacina contra a gripe em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) em São Bernardo do Campo.

Lula afirmou estar convencido de que o quadro eleitoral para 2014 apresenta as maiores condições para que o PT conquiste uma vitória inédita para o governo de São Paulo. "Os tucanos não têm o que apresentar, não têm mais novidade", acrescentou.

Questionado sobre as pré-candidaturas dos ministros Alexandre Padilha (Saúde) e José Eduardo Cardozo (Justiça) e do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, Lula citou nominalmente apenas o último, que o acompanhou na vacinação e guiou sua visita ao posto de saúde.

Juca Varella/Folhapress
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é vacinado gripe em São Bernardo do Campo
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é vacinado contra gripe em em UBS de São Bernardo do Campo

"Obviamente que o trabalho que o Marinho tem feito em São Bernardo o credencia a ser candidato a qualquer coisa nesse país", disse o ex-presidente. Lula defendeu que o candidato seja escolhido após discussão interna no PT e que o nome seja embasado em resultados de pesquisas. "Não temos mais o direito de fazer nada precipitado e de queimar qualquer candidato."

Lula defendeu que seja feita uma ampla aliança, com a participação do PMDB, que tem o empresário Paulo Skaf como pré-candidato, o PTB, da base do governador tucano Geraldo Alckmin, o PSD e o PRB, de Celso Russomanno, além das legendas de esquerda tradicionalmente alinhadas ao PT.

Durante a visita de 1h15 ao posto de saúde, Lula e a mulher, Marisa Letícia, se encontraram com Jaime, 76, irmão mais velho do ex-presidente e que, como o petista, enfrentou um câncer na laringe. Ele mora no mesmo bairro da unidade e havia ido ao local para buscar remédios de uso contínuo.

CONGRESSO X STF

O ex-presidente disse não ver crise entre o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, que entraram em atrito recentemente devido à tramitação de projetos que limitam os poderes do STF e a criação de novos partidos políticos.

"Acho que não tem crise. Eu, sinceramente, fico vendo as notícias, não sei onde está a crise. Se o Congresso Nacional cumprir com sua função e o Supremo cumprir sua função, nós ficaremos em paz. O importante é cada macaco no seu galho", afirmou.


Endereço da página: