Folha de S. Paulo


Projeto põe em risco pelo menos 34 mil investigações do Ministério Público

A proposta de emenda constitucional (PEC) 37, que retira do Ministério Público a autonomia para investigar crimes, coloca em risco ao menos 34 mil apurações em andamento hoje no país.

Esse é o número de investigações criminais tocadas exclusivamente pelo Ministério Público Federal --promotorias estaduais também têm seus procedimentos, cujo total é desconhecido.

Câmara vai rever proposta que retira poder de investigação do Ministério Público
Maioria no STF quer manter poder de investigação do Ministério Público
Em protesto contra projeto, Gurgel fala em 'festa da corrupção'
Procuradoria lança mapa on-line de ações movidas pelo órgão
Enquete: O Congresso deve rever decisões do STF sobre a Constituição?

Esses procedimentos se parecem legalmente com um inquérito, por meio dos quais promotores e procuradores exercem o direito de conduzir sozinhos apurações e podem embasar ações penais.

As 34 mil investigações representam uns 30% da quantidade de inquéritos conduzidos pela Polícia Federal.

A tensão entre policiais e procuradores levou à criação anteontem de um grupo de trabalho na Câmara para avaliar o texto da PEC 37 --que pode ser votada em junho.

Os dois lados admitem que a disputa atrapalha investigações importantes, como a do suposto elo do ex-presidente Lula com o mensalão.

"Não há dúvida de que, se a PEC 37 for aprovada, nós teremos o risco de que milhares de investigações em curso no país, conduzidas pelo Ministério Público, sejam jogadas no lixo", afirmou à Folha o procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Marcos Leôncio, presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, diz que os procedimentos do Ministério Públicos são juridicamente frágeis:

"Se hoje, com todo cuidado, alguns deles foram anulados pelos tribunais superiores, imagine a temeridade de uma investigação feita exclusivamente pela Procuradoria, sem procedimento previsto em lei e controle externo".

Há quase cem processos no Supremo pedindo a extinção de inquéritos ou ações penais do Ministério Público. (FERNANDO MELLO E MATHEUS LEITÃO)


Endereço da página:

Links no texto: