Folha de S. Paulo


Análise: Levantamentos abrangentes marcam história do Datafolha

O Datafolha completa 30 anos consolidado como um importante instituto de pesquisas de mercado do país.

Grandes empresas de comunicação, indústria farmacêutica, mercado financeiro, tecnologia e alimentos utilizam frequentemente a experiência do Datafolha para compreender seus consumidores. Hoje, 80% dos trabalhos do instituto são contratados por clientes de diversos ramos da economia.

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O portfólio de produtos fixos e sindicalizados do instituto vai dos tradicionais "Top of Mind" e "30 Segundos" --sobre lembrança de marcas e de propaganda, respectivamente-- aos pioneiros Datafolha Cidades e PRM.

Lançado no ano de 2001, o Datafolha Cidades foi um divisor de águas no planejamento de mídia exterior no Brasil e que volta agora em nova versão por causa da regulamentação do mobiliário urbano em São Paulo.

O Datafolha PRM é uma ferramenta que mede o retorno de investimento de ações de merchandising em programas de TV.

O instituto atua no mercado com os valores que marcam sua história. As chamadas pesquisas "ad hoc", feitas sob encomenda para a solução de problemas específicos, são reconhecidas pela credibilidade, pela agilidade e pelas soluções criativas na busca por novas alternativas de metodologia e técnica.

Mas há uma ideia ainda mais forte associada ao Datafolha: é o instituto das grandes pesquisas. Detém repertório de estudos abrangentes em conteúdo e cobertura.

Do DNA Paulistano, o maior levantamento já feito em São Paulo com mais de 25 mil entrevistas representativas de cada um dos 96 distritos da cidade, ao Datafolha Brasil, pesquisa contínua compartilhada entre diversos clientes, os temas são múltiplos e alcançam todos os estratos da população em todas as unidades da Federação.

Mais uma demonstração desse potencial será verificada no segundo semestre, quando o Ministério da Justiça divulgará o primeiro estudo nacional de vitimização.

Contratado pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD), o Datafolha realizou a pesquisa em parceria com o Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG (Crisp) em todo o território nacional, com base estatística segura para leitura de resultados em todos os Estados.

Com o objetivo de mapear as taxas reais de ocorrência de vários crimes e a subnotificação correspondente, o instituto ouviu ao todo 78 mil pessoas por mais de um ano.

A capacidade de cobertura garante a representatividade dos brasileiros de um modo geral e é um diferencial importante do Datafolha, raro em pesquisas de mercado e que hoje, com o acesso de classes populares ao consumo, assume um papel estratégico e fundamental.

Não se enxerga mais o Brasil olhando somente as metrópoles. E só entende o consumidor brasileiro quem antes insiste em entender o cidadão do país.


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