Folha de S. Paulo


Na TV, PT mostra Dilma como moralizadora da gestão pública

O PT tenta reforçar a imagem da presidente Dilma Rousseff como "moralizadora do setor público" nas inserções nacionais que serão veiculadas nos próximos dias na televisão.

De olho na classe média, o partido destaca também as ações da presidente para valorizar o consumidor e melhorar o serviço público.

Dilma copia Campos e diz ser possível 'fazer cada vez mais'

Alan Marques-31.mar.13/Folhapress
A presidente Dilma Rousseff, que anunciou operação nas fronteiras
A presidente Dilma Rousseff

Em uma das seis inserções, que serão veiculadas nesta semana em todo o país, o locutor diz que a presidente "está superando a miséria, valorizando a mulher e o consumidor, investindo em saúde, educação e infraestrutura e moralizando o setor público". Enquanto isso, é exibida uma mulher caminhando, com uma bandeira vermelha nas mãos. Ao fundo, está a palavra "moralização".

A vinculação de Dilma com a "limpeza" da máquina pública foi explorada pelo partido durante os dois primeiros anos da gestão da petista, para explicar a demissão de ministros, e durante o julgamento do mensalão, como tentativa de descolar a presidente do episódio que manchou a imagem do partido.

Nessa mesma inserção o partido dá indicações que Dilma tentará a reeleição, ao afirmar que a presidente está preparando o "segundo grande salto brasileiro", o "salto mais definitivo da nossa história".

As propagandas, que comemoram os dez anos do PT à frente da Presidência, dão espaço semelhante a Lula e Dilma. Em uma das inserções, o ex-presidente destaca que seu governo aumentou o emprego, o salário e o crédito no país e ajudou o brasileiro a "consumir mais e melhor".

Em seguida, a presidente Dilma afirma que "não basta ter a economia dinâmica". "Todos os serviços públicos têm que estar à altura do novo Brasil", afirma a petista.

Na TV, o PT adota o mote de que é possível fazer "mais e melhor", o mesmo que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), tem usado para criticar o governo Dilma. Em resposta a Campos, que deve ser adversário do PT em 2014, Lula e Dilma falam, como em um jogral, que "os brasileiros já aprenderam que é possível ter sempre mais" e que "nosso governo também aprendeu que é possível fazer cada vez mais e melhor".

As propagandas foram produzidas por João Santana, responsável pela campanha da presidente Dilma em 2010 e provável marqueteiro da campanha de 2014.


Endereço da página:

Links no texto: