Folha de S. Paulo


Por motivo de saúde, Gilson Dipp deixa Comissão da Verdade

O vice-presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Gilson Dipp, decidiu deixar a Comissão Nacional da Verdade por motivo de saúde.

A decisão já havia sido comunicada aos outros seis membros do grupo há mais de uma semana, mas foi divulgada somente nesta segunda-feira (29).

Após quase um ano, Comissão da Verdade é alvo de críticas
Mnistro Gilson Dipp recebe alta após mais de seis meses de internação

Alan Marques - 13.ago.10/Folhapress
Gilson Dipp, ministro do STJ e ex-coordenador da Comissão Nacional da Verdade
Vice-presidente do STJ Gilson Dipp

Dipp enviará carta à presidente Dilma Rousseff apresentando sua decisão.

Em março, o ministro recebeu alta hospitalar após ficar seis meses internado.

Dipp, 68, foi internado no dia 18 de setembro do ano passado no Hospital das Forças Armadas em Brasília para tratar de uma crise de asma. Desde então ele estava afastado dos trabalhados da comissão.

A doença respiratória se agravou e evoluiu para uma pneumonia, o que provocou em 25 de setembro sua transferência para São Paulo.

Dias depois, o ministro precisou passar por uma cirurgia no abdômen e ficou em recuperação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Albert Einstein até 12 de outubro.

Alguns membros da comissão já afirmavam que os trabalhos estavam prejudicados pela ausência do ministro. Já se discute a possibilidade de pedir a prorrogação do prazo de seis meses.

A comissão, que investiga violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, foi instalada há um ano e deve entregar seu relatório final até maio do próximo ano.


Endereço da página:

Links no texto: