Folha de S. Paulo


Mercadante afirma que não disputará governo de SP em 2014

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) afirmou nesta sexta-feira que não será o candidato do PT ao governo de São Paulo no próximo ano.

"Não serei candidato ao governo de São Paulo, vou me dedicar ao Ministério da Educação, uma prioridade para o país garantir um crescimento sustentável nos próximos anos", disse o ministro.

Candidato em 2010, seu nome era novamente cotado como um dos possíveis adversários do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP), que deve disputar a reeleição. "Eu já havia tomado essa decisão e já havia falado, inclusive, com a presidente na viagem a Roma", afirmou o ministro.

Mercadante é citado como um nome forte para comandar a campanha à reeleição de Dilma. "Eu participarei ativamente da candidatura da presidente Dilma, mas da forma que achar mais apropriado, a definição sobre meu papel é dela", afirmou o ministro, desconversando sobre a possibilidade de ser o coordenador da campanha da reeleição.

Com sua decisão de não ser candidato, Mercadante citou três nomes que podem vir a ocupar esta posição. Disse que o ministro Alexandre Padilha (Saúde) significa uma renovação e pode "ser um bom candidato". Listou outro colega, o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), um "nome altamente qualificado", e o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho.

Lembrou ainda que a atual ministra Marta Suplicy (Cultura) poderia ser outro nome a entrar na disputa, "mas ela já disse que não pretende ser candidato ao governo".

Sergio Lima-08.abr.2013/Folhapress
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que não disputará cadeira de Alckmin
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que não disputará cadeira de Alckmin

Endereço da página: